L.O.V.E., o dedo de Maurizio Cattelan em Milão
A escultura L.O.V.E. de Maurizio Cattelan foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2010 na piazza degli affari em Milão por um período de 2 semanas, que foi prolongado até o dia 24 de outubro em função da mostra do artista no Palazzo Reale, prorrogado para o final de janeiro de 2011 e procrastinado para setembro de 2011.
Em outubro de 2012, foi adquirida pelo Município de Milão e deverá permanecer na cidade pelos próximos 40 anos.
Autodidata, Maurizio Cattelan é um artista famoso por suas sátiras e por suas esculturas inovadoras, sobretudo, La nona ora, que representa o ex-Papa João Paulo II atingido por um meteorito.
Em Milão, Cattelan é conhecido pelo dedo médio levantado, de quatro metros e sessenta, esculpido em mármore de Carrara, que fica na praça dos negócios, mais precisamente, em frente à sede da Bolsa de Valores.
O irreverente dedo da praça degli affari é conhecido como L.O.V.E., acrônimo de liberdade, ódio, vingança e eternidade.
Segundo o historiador e crítico de arte Stefano Chiodi, o monumento representa uma saudação fascista dirigida tanto ao local das finanças, quanto a um dos grandes símbolos fascistas de Milão: o Palazzo Mezzanotte, sede da bolsa de valores italiana.
Endereço: Piazza degli Affari, 6
Metrô: linhas amarela e vermelha, estação Duomo.
1 Response
[…] o símbolo arquitetônico do fascismo de Paolo Mezzanotte, divide as atenções com a irreverente escultura de Maurizio Cattelan na praça dos negócios (piazza degli affari). Entrando na corso Magenta, no número 15, […]