Lamentação sobre o Cristo morto de Andrea Mantegna
A Lamentação sobre o Cristo morto de Andrea Mantegna é uma das pinturas mais bonitas e mais famosas da pinacoteca de Brera e retrata o corpo morto de Jesus deitado sobre a Pedra da Unção.
A representação inovadora do corpo de Cristo no sepulcro é um caso único na pintura renascentista: os pés de Jesus em primeiro plano mostram, de maneira evidente, as chagas devido à crucificação.
O corpo de Jesus, coberto de unguento, jaz sobre a Pedra da Unção, na qual foi deposto da cruz.
À esquerda do corpo, foram representados Nossa Senhora, estranhamente muito mais velha, São João e uma terceira pessoa que poderia ser Maria Madalena.
O quadro foi encontrado no atelier de Mantegna após a sua morte. Provavelmente, tenha sido feito para a devoção do pintor.
O autor: Andrea Mantegna nasceu em Pádua em 1431, onde iniciou a sua formação artística com o mestre Francesco Squarcione, desenvolvendo uma linguagem autônoma baseada no estilo toscano de Donatello, Andrea del Castagno, Filippo Lippi e Paolo Uccello.
As principais obras desse período são: San Marco e Orazione nell’orto.
Em 1460, a convite de Ludovico Gonzaga, transferiu-se a Mântua e tornou-se pintor da corte.
A grande obra-prima de Mantegna em Mântua é o famoso quarto dos noivos, uma série de afrescos que celebra a dinastia Gonzaga.
Os últimos trabalhos do pintor foram São Sebastião e Batizado de Cristo.
Olá Simone! Essa tela é muito emocionante, indescritível e impactante. Uma dúvida: Mantegna é pronunciado como Mântenha ou Mantênha? P.S. Adorei a foto da brioche de creme do outro post.
É verdade Phillipe, é uma das minhas obras favoritas da Pinacoteca de Brera.
É pronunciado Mantênha 😉
A propósito da brioche, estava ótima 🙂
Abraço,
Vlw Simone! Sucesso e vida pra você!
Muito obrigada, Phillipe, pra você também 😉