Igreja San Fedele em Milão
A igreja San Fedele em Milão fica bem no centro, numa praça adoravelmente tranquila, a poucos passos do duomo e do panzerotto do Luini.
A maior parte dos turistas não conhece a praça San Fedele, mas alguns milaneses aproveitam os dias de sol para almoçar nos bancos da praça ou nas escadas da igreja.
Se você passar no Luini, aproveite para comer por ali e conhecer a igreja.
Um pouco de história: os primeiros jesuítas estabeleceram-se em Milão em 1563 e, quatro anos mais tarde, obtiveram como sede definitiva a igreja San Fedele que, na época, era muito pequena e nada atrativa.
A reforma da igreja teve início em 1569 e só foi finalizada no século seguinte, em 1684.
A arquitetura da San Fedele, solene e harmoniosa, foi inspirada na Igreja de Jesus de Roma e tem o estilo típico da Contrarreforma Católica com uma leve influência do Barroco.
Em 1773, quando a igreja Santa Maria della Scala foi demolida para dar lugar ao teatro Scala, algumas obras de arte foram transferidas para lá, entre elas, a Depozione de Simone Peterzano.
As obras realizadas nos séculos seguintes não alteraram de maneira significativa o projeto inicial da igreja.
As últimas restaurações feitas na San Fedele ocorreram depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial que destruíram todo o teto da igreja.
Horário de funcionamento: às segundas e terças das 7:30 min. às 16:30 min., de quarta a sexta das 7:30 min. às 18:00 h., aos sábados das 10:00 h. às 19:30 min. e aos domingos das 10:00 h. às 20:00 horas.
Endereço: piazza San Fedele, 4.
Metrô: linhas vermelha e amarela, estação duomo.