Igreja San Bernardino alle Ossa em Milão

Entrando na igreja San Bernardino, à direita, tem um pequeno corredor, construído em 1705, que dá acesso à capela do Ossário.

Construída em 1210 e reformada em 1695, as paredes da pequena capela são forradas com crânios e ossos humanos.

Segundo algumas lendas, os ossos seriam dos cristãos que, guiados por Santo Ambrósio, morreram na batalha contra os arianos; ou dos milaneses que morreram durante a invasão dos ostrogodos no século V d.C.; ou das pessoas que morreram por causa da peste negra.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Na verdade, o terreno no qual a igreja foi construída era de um cemitério onde os corpos do hospital vizinho eram enterrados.

No século XIII, quando o cemitério já não tinha mais capacidade para abrigar tantos defuntos, os corpos ali enterrados foram exumados e colocados na igreja fundada pela Ordini dei Disciplini, um movimento laico que se dedicava ao culto dos mortos e a expiação dos pecados através da autoflagelação.

Contrastando com a austeridade das paredes e a pouca luminosidade, o destaque é o colorido afresco de Sebastiano Ricci, representando o Triunfo das almas em um voo de anjos, no teto da capela.
Curiosidades

Durante uma visita a Milão em 1728, o rei de Portugal, Dom João V, ficou tão impressionado com a capela que acabou construindo a Capela dos Ossos em Évora.

Dizem que todo dia 2 de novembro, dia dos finados na Itália, uma menina, cujos ossos encontram-se no altar da Capela do Ossário, ganha vida e arrasta todos os outros esqueletos para uma sessão de dança macabra e que o barulho dá para ser ouvido da rua…

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

Horário de visita: de segunda a sexta das 8:00 h. às 18:00 h., aos sábados das 9:30 min. às 18:00 horas e domingos das 9:30 min. às 12:30 minutos.
Endereço: Via Verziere, 2.
Metrô: linha vermelha e amarela, estações Duomo e Missori.
capela de ossos da igreja San Bernardino em MilãoAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

3 Resultados

  1. 25/03/2015

    […] Igrejas Para visitar as igrejas não se paga nada e o que não falta em Milão é igreja bonita, começando pela imponente catedral (Duomo), que é o cartão postal da cidade, passando pelos tesouros escondidos atrás das sóbrias fachadas das igrejas de San Maurizio e de Santa Maria presso San Satiro, finalizando com a não propriamente bela, mas inusitada capela de ossos da igreja San Bernardino. […]

  2. 12/12/2017

    […] igreja San Bernardino não é propriamente bonita, é diferente, completamente diferente de todas as outras igrejas de […]

  3. 05/08/2018

    […] igreja San Bernardino não é propriamente bonita, é diferente, completamente diferente de todas as outras igrejas de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *