Gastronomia italiana: como os pratos são servidos
Na Itália, o almoço e o jantar são compostos de entrada, primeiro prato, segundo prato, salada e/ou acompanhamento, fruta e/ou doce, café e/ou digestivo.
Pois é, no Brasil nós começamos a refeição com a salada; aqui, a salada é servida depois do primeiro e do segundo prato.
Essa estrutura de pratos funciona nos almoços e jantares de final de semana e durante as festividades; no dia a dia, é mais comum ver a galera comendo um prato só.
A entrada é o mesmo esquema do Brasil: uma porção pequena para enganar a fome.
O primeiro prato é carboidrato: massa ou risoto.
O segundo prato, proteína: carne, peixe ou frutos do mar. Na maior parte dos restaurantes da Itália, o segundo prato não é servido com acompanhamento. Se você quiser uma batatinha, uma salada ou um legumezinho cozido, tem que pedir.
Pão! Muito pão! Os italianos comem pão antes do almoço (ou jantar), durante o almoço (ou jantar) e limpam o prato com o pão quando terminam de comer: a famosa scarpetta.
Se você estiver almoçando ou jantando na casa de um italiano, guarde um espaço para as frutas da estação e os queijos, que são servidos antes da sobremesa.
Depois das frutas e dos queijos é a vez da sobremesa e do digestivo.
Se você estiver num restaurante, uma entrada e um primeiro prato é suficiente para uma pessoa ou a entrada e o segundo prato com acompanhamento.
Se você for convidado para almoçar ou jantar na casa de um italiano, comece o jejum no dia anterior.
Gostaria de um guia autorizada brasileiro vou fica em Milão e gostaria de ir a veneza e andar por Milão conhecer a cidade .