Em junho de 1859, quando os austríacos saíram derrotados de Milão, a prefeitura decidiu modificar o cenário do centro para celebrar a vitória, o novo início da cidade.
Em abril de 1860, foi realizado um concurso público para redesenhar a praça do duomo e conectar a catedral ao teatro Scala. Três anos e dois concursos depois, o projeto da galeria foi entregue ao arquiteto Giuseppe Mengoni.
Alterações feitas, o plano de Mengoni saiu do papel no dia 7 de março de 1865.
O edifício ficou pronto em 1866. O moderno teto com a enorme cúpula feitos de ferro e vidro começaram a ser construídos no ano seguinte.
A galeria foi inaugurada no dia 15 de setembro de 1867, no entanto, o arco de entrada só foi finalizado no trágico 30 de dezembro de 1877, dia em que Mengoni caiu de um andaime enquanto comandava um grupo de operários que faziam os ajustes finais do arco. O mistério nunca foi resolvido: suicídio, homicídio ou tragédia? A lápide em homenagem ao arquiteto fica na entrada da galeria.
Além da beleza arquitetônica, a galeria Vittorio Emanuele é considerada uma das sedes milanesa das compras de luxo, abrigando lojas de marcas famosas, assim como cafés e restaurantes prestigiosos e livrarias históricas.
Curiosidades: No piso central da galeria, você encontrará o mosaico de um touro.
Nem é preciso estar atento aos desenhos no chão para encontrar o touro: tem sempre gente girando ao redor dele ou tirando fotos.
Já ouvi dizer que, para ter sorte, deve-se colocar o calcanhar direito no aparelho reprodutor do touro e fazer uma rotação de 360 graus às 24:00 horas do dia 31 de dezembro, assim como também já li que, para garantir o retorno a Milão, deve-se fazer meio giro em volta dele. Os milaneses defendem uma volta, em qualquer dia do ano, para ter sorte. Já vi, inúmeras vezes, turistas fazendo 2 ou 3 rotações completas…
Pelo sim, pelo não, toda a vez que eu visito a galeria, coloco o pé direito nos colhões do bicho e faço um giro completo…
Endereço: Piazza Duomo.
Metrô: Linhas vermelha e amarela, estação Duomo.
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.
Qual valor de entrada para a galeria?
Olá, Sophia,
a entrada na galeria é gratuita.
Abraço,
Simone
A galeria fica muito longe da estação de autocarros Lampugnano? Vou de Aosta a Roma de onibus e tem uma para da de 2 horas em Milão. Gostaria de aproveitar e conhecer a galeria
Olá Elaine,
fica um pouco longe. Tem metrô de Lampugnano até o duomo, que fica ao lado da galeria, mas você perderá mais de uma hora para ir e voltar…
Funcionam de 10 a 22h inclusive aos domingos?
Sim.
Qual o horario de funcionamento ?
A galeria fica aberta 24 horas. As lojas abrem das 10:00 h. às 22:00 horas.