Galleria Vittorio Emanuele em Milão

A galleria Vittorio Emanuele em Milão é considerada como o primeiro centro comercial da Europa e serviu de inspiração para a construção da torre Eiffel de Paris inaugurada dois anos mais tarde.

A construção da galeria começou em 1865 e foi finalizada em 1867.

Em junho de 1859, quando os austríacos saíram derrotados de Milão, a prefeitura decidiu modificar o cenário do centro para celebrar a vitória, o novo início da cidade.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Galleria Vittorio Emanuele em Milão Galleria Vittorio Emanuele em Milão Galleria Vittorio Emanuele em MilãoEm abril de 1860, foi realizado um concurso público para redesenhar a praça do duomo e conectar a catedral ao teatro Scala. Três anos e dois concursos depois, o projeto da galeria foi entregue ao arquiteto Giuseppe Mengoni, vencedor do concurso, em setembro de 1863.

Alterações feitas, o projeto de Mengoni saiu do papel no dia 7 de março de 1865.

O edifício ficou pronto em 1866. O moderno teto com a enorme cúpula feitos de ferro e vidro começaram a ser construídos no ano seguinte.

A galeria foi inaugurada no dia 15 de setembro de 1867, exatamente 822 dias após o início das obras, no entanto, o arco de entrada só foi finalizado no trágico 30 de dezembro de 1877: dia em que Mengoni caiu de um andaime enquanto comandava um grupo de operários que faziam os ajustes finais do arco.

O mistério nunca foi resolvido: suicídio, homicídio ou tragédia? A lápide em homenagem ao arquiteto fica na entrada da galeria.

Além da beleza arquitetônica, a galeria Vittorio Emanuele, considerada a sala de estar de Milão, é uma das sedes milanesas mais badaladas de compras de luxo, abrigando lojas de marcas famosas, assim como cafés, bares e restaurantes históricos.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

Curiosidades: No piso da parte central da galeria, formado pelo cruzamento das vias, encontram-se quatro mosaicos das quatros cidades que foram capitais do Reino da Itália: Milão (com Napoleão), Florença e Roma (com a loba amamentando Rômulo e Remo) e Turim (com um touro).

Você nem precisa estar atento aos desenhos no chão para encontrar o touro, está sempre cheio de gente girando ao redor dele ou tirando fotos.

Já ouvi dizer que, para atrair sorte, deve-se colocar o calcanhar direito no aparelho reprodutor do touro (Turim) e fazer uma rotação de 360 graus às 24:00 horas do dia 31 de dezembro, assim como também já li que, para garantir o retorno (um dia) a Milão, deve-se fazer meio giro em volta dele. Os milaneses defendem uma volta, em qualquer dia do ano, para ter sorte… Já vi, inúmeras vezes, turistas fazendo 2 ou 3 rotações completas… Pelo sim, pelo não, toda a vez que eu visito a galeria, coloco o pé direito nos colhões do bicho e faço um giro completo.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

Galleria Vittorio Emanuele em Milão Galleria Vittorio Emanuele em Milão Galleria Vittorio Emanuele em MilãoEndereço: Piazza Duomo.
Metrô: linhas vermelha e amarela, estação Duomo.Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *