Galleria Vittorio Emanuele em Milão
A galleria Vittorio Emanuele em Milão é considerada como o primeiro centro comercial da Europa e serviu de inspiração para a construção da torre Eiffel de Paris inaugurada dois anos mais tarde.
A construção da galeria começou em 1865 e foi finalizada em 1867.
Em junho de 1859, quando os austríacos saíram derrotados de Milão, a prefeitura decidiu modificar o cenário do centro para celebrar a vitória, o novo início da cidade.
Em abril de 1860, foi realizado um concurso público para redesenhar a praça do duomo e conectar a catedral ao teatro Scala. Três anos e dois concursos depois, o projeto da galeria foi entregue ao arquiteto Giuseppe Mengoni, vencedor do concurso, em setembro de 1863.
Alterações feitas, o projeto de Mengoni saiu do papel no dia 7 de março de 1865.
O edifício ficou pronto em 1866. O moderno teto com a enorme cúpula feitos de ferro e vidro começaram a ser construídos no ano seguinte.
A galeria foi inaugurada no dia 15 de setembro de 1867, exatamente 822 dias após o início das obras, no entanto, o arco de entrada só foi finalizado no trágico 30 de dezembro de 1877: dia em que Mengoni caiu de um andaime enquanto comandava um grupo de operários que faziam os ajustes finais do arco.
O mistério nunca foi resolvido: suicídio, homicídio ou tragédia? A lápide em homenagem ao arquiteto fica na entrada da galeria.
Além da beleza arquitetônica, a galeria Vittorio Emanuele, considerada a sala de estar de Milão, é uma das sedes milanesas mais badaladas de compras de luxo, abrigando lojas de marcas famosas, assim como cafés, bares e restaurantes históricos.
Curiosidades: No piso da parte central da galeria, formado pelo cruzamento das vias, encontram-se quatro mosaicos das quatros cidades que foram capitais do Reino da Itália: Milão (com Napoleão), Florença e Roma (com a loba amamentando Rômulo e Remo) e Turim (com um touro).
Você nem precisa estar atento aos desenhos no chão para encontrar o touro, está sempre cheio de gente girando ao redor dele ou tirando fotos.
Já ouvi dizer que, para atrair sorte, deve-se colocar o calcanhar direito no aparelho reprodutor do touro (Turim) e fazer uma rotação de 360 graus às 24:00 horas do dia 31 de dezembro, assim como também já li que, para garantir o retorno (um dia) a Milão, deve-se fazer meio giro em volta dele. Os milaneses defendem uma volta, em qualquer dia do ano, para ter sorte… Já vi, inúmeras vezes, turistas fazendo 2 ou 3 rotações completas… Pelo sim, pelo não, toda a vez que eu visito a galeria, coloco o pé direito nos colhões do bicho e faço um giro completo.
Endereço: Piazza Duomo.
Metrô: linhas vermelha e amarela, estação Duomo.