Ferragosto na Itália
Agosto é o mês das férias de verão na Itália, é como o mês de janeiro no Brasil. O dia 15 de agosto, conhecido como Ferragosto, é um dos feriados mais comemorados pelos italianos, seja na praia, na cidade, nos lagos ou nas montanhas.
O nome Ferragosto vem do latim feriae Augusti (descanso de Augusto), em homenagem a Augusto, primeiro imperador romano, que deu origem ao nome do mês de agosto.
O dia 15 de agosto, instituído pelo imperador Augusto em 18 a.C., era um período de descanso e de festas dedicadas ao deus Conso, deus da terra e da fertilidade, que celebravam o fim do trabalho agrícola. Originalmente, as festas consistiam na organização de corridas de cavalos e de outros animais de tração como burros, bois e mulas.
Em torno do século VII, a igreja católica apropriou-se da data para celebrar a Assunção da Virgem Maria.
O dogma, proclamado pelo papa Pio XII no dia primeiro de novembro de 1950, considera que a mãe de Jesus Cristo, após completar o curso da sua vida terrena, foi elevada à vida celestial em corpo e alma.
Segundo o Vaticano, a Assunção da Virgem Maria ocorreu precisamente no dia 15 de agosto.
Hoje em dia, a maior parte dos italianos sai de férias em agosto, sobretudo na semana do feriado de Ferragosto. Os que permanecem na cidade vão às montanhas ou aos lagos vizinhos para comemorar a data. Também são muitos comuns os piqueniques e os churrascos (grigliate di carne) com amigos e parentes.