Exposição Leonardo Horse Project em Milão
Na entrada do Hipódromo de San Siro, está uma das maiores estátuas equestres do mundo: o Cavalo de Leonardo, obra da escultora americana Nina Akamu inspirada nos desenhos originais de Da Vinci.
Os primeiros desenhos de Leonardo foram feitos em 1482, quando Ludovico Il Moro, na época duque de Milão, encomendou a maior estátua de cavalo do mundo para homenagear o pai falecido.
A estátua de bronze tem 7 metros e trinta de altura e pesa 10 toneladas.
Os primeiros esboços do cavalo de Leonardo remontam a 1482, quando Ludovico Il Moro incumbiu o artista da construção da maior estátua equestre do mundo em homenagem ao pai Francesco, fundador da casta Sforza.
As dimensões colossais do projeto aliadas à ideia inicial do cavalo rampante dificultaram a execução da obra e, em 1491, após anos de estudos, Leonardo apresentou uma segunda versão, perfeita: uma escultura de argila com mais de sete metros de altura de um cavalo apoiado nas três patas.
O cavalo foi exposto ao público antes de ser fundido e pouco antes da França invadir a Itália.
Resultado: o bronze que deveria ter ido para a estátua de Da Vinci foi utilizado na construção de canhões para defender Milão dos ataques dos franceses no final do século XV. E, além de Leonardo ter sido obrigado a abandonar a cidade, a obra-prima de argila foi destruída pelos inimigos.
Em 1978, um piloto aposentado da United Airlines, colecionador de obras de arte e apaixonado por Da Vinci, leu um artigo na revista National Geographic sobre a história do cavalo e, em 1982, criou uma organização sem fins lucrativos (Ldvhf) para arrecadar dinheiro para a construção do cavalo.
Assim como Leonardo, Charlie Dent morreu (1994) sem conseguir realizar o projeto.
Dois milhões e meio de dólares depois e cinco anos mais tarde, a Leonardo da Vinci’s Horse Foundation (Ldvhf) presenteou Milão com a estátua realizada pela escultora americana Nina Akamu.
Exposição Leonardo Horse Project
Em homenagem ao aniversário de 500 anos de morte de Leonardo da Vinci, 13 artistas renomados foram convidados a decorar um cavalo igual ao de Leonardo, só que com proporções de um cavalo em tamanho natural.
O ponto de partida de cada artista foi uma réplica do cavalo de Da Vinci em resina branca.
Os artistas responsáveis pela ornamentação dos cavalos foram: Andrea Mancuso, Antonio Marras,Daniele Papuli,Elena Salmistraro, Matteo Cibic,Marcel Wanders, Marcelo Burlon, Mario Trimarchi, Markus Benesch, Roberto Fragata,Serena Confalonieri, Simone Crestani e Vito Nesta.
Do dia 10 ao 14 de abril, os cavalos estarão expostos no Hipódromo San Siro, após essa data, serão colocados em locais ligados à história de Leonardo da Vinci em Milão.
Para saber onde encontrar os cavalos, é só clicar aqui.