Exposição Leonardo Horse Project em Milão

por · 07/04/2019

Na entrada do Hipódromo de San Siro, está uma das maiores estátuas equestres do mundo: o Cavalo de Leonardo, obra da escultora americana Nina Akamu inspirada nos desenhos originais de Da Vinci.

Os primeiros desenhos de Leonardo foram feitos em 1482, quando Ludovico Il Moro, na época duque de Milão, encomendou a maior estátua de cavalo do mundo para homenagear o pai falecido.

A estátua de bronze tem 7 metros e trinta de altura e pesa 10 toneladas.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, garanto que você vai adorar.

Um pouco de história

Os primeiros esboços do cavalo de Leonardo remontam a 1482, quando Ludovico Il Moro incumbiu o artista da construção da maior estátua equestre do mundo em homenagem ao pai Francesco, fundador da casta Sforza.

As dimensões colossais do projeto aliadas à ideia inicial do cavalo rampante dificultaram a execução da obra e, em 1491, após anos de estudos, Leonardo apresentou uma segunda versão, perfeita: uma escultura de argila com mais de sete metros de altura de um cavalo apoiado nas três patas.

O cavalo foi exposto ao público antes de ser fundido e pouco antes da França invadir a Itália.

Resultado: o bronze que deveria ter ido para a estátua de Da Vinci foi utilizado na construção de canhões para defender Milão dos ataques dos franceses no final do século XV. E, além de Leonardo ter sido obrigado a abandonar a cidade, a obra-prima de argila foi destruída pelos inimigos.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

Curiosidade

Em 1978, um piloto aposentado da United Airlines, colecionador de obras de arte e apaixonado por Da Vinci, leu um artigo na revista National Geographic sobre a história do cavalo e, em 1982, criou uma organização sem fins lucrativos (Ldvhf) para arrecadar dinheiro para a construção do cavalo.

Assim como Leonardo, Charlie Dent morreu (1994) sem conseguir realizar o projeto.

Dois milhões e meio de dólares depois e cinco anos mais tarde, a Leonardo da Vinci’s Horse Foundation (Ldvhf) presenteou Milão com a estátua realizada pela escultora americana Nina Akamu.

Você vai se apaixonar pelo Lago de Como. A dica é fazer  o passeio de barco e conhecer Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Não perca esta oportunidade.

Exposição Leonardo Horse Project

Em homenagem ao aniversário de 500 anos de morte de Leonardo da Vinci, 13 artistas renomados foram convidados a decorar um cavalo igual ao de Leonardo, só que com proporções de um cavalo em tamanho natural.

O ponto de partida de cada artista foi uma réplica do cavalo de Da Vinci em resina branca.

Os artistas responsáveis pela ornamentação dos cavalos foram: Andrea Mancuso, Antonio Marras,Daniele Papuli,Elena Salmistraro, Matteo Cibic,Marcel Wanders, Marcelo Burlon, Mario Trimarchi, Markus Benesch, Roberto Fragata,Serena Confalonieri, Simone Crestani e Vito Nesta.

Do dia 10 ao 14 de abril, os cavalos estarão expostos no Hipódromo San Siro, após essa data, serão colocados em locais ligados à história de Leonardo da Vinci em Milão.

Para saber onde encontrar os cavalos, é só clicar aqui.
Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *