Exposição Leonardo da Vinci Parade em Milão
A exposição Leonardo da Vinci Parade começou no dia 18 de julho do ano passado e vai até o dia 13 de outubro deste ano no Museo Nazionale della Scienza e Tecnologia em Milão.
A mostra conjuga muito bem os dois lados de Leonardo: arte e ciências, que até o final do século XVI estavam sempre em harmonia, sendo Da Vinci um dos maiores expoentes mundiais nos dois setores.
Leonardo era versátil, criativo, observador, além de um grande pesquisador e experimentador pronto a identificar uma conexão entre as coisas, integrando sonho e realidade, dando o mesmo valor ao possível e ao existente, conscientemente inclinado a ler o mundo em sua unidade.
Sob os holofotes, estão expostos 52 modelos feitos nos anos cinquenta com base nos estudos de Leonardo da Vinci e 29 afrescos de pintores lombardos do século XVI, entre eles, Bernardino Luini.
Com exemplares de madeira e modelos de máquinas civis e militares feitos de gesso e terracota recentemente restaurados e que não eram expostos há anos, a mostra propõe um percurso inédito através dos diversos campos de interesse de Leonardo: da aviação à náutica, das máquinas de construção aos estudos sobre o atrito, dos instrumentos de medição à artilharia militar, das soluções para mover-se embaixo d’agua aos modelos que demonstram a impossibilidade do movimento contínuo.
A coleção permanente, com mais de 130 modelos baseados nos estudos de Da Vinci, do Museo Nazionale della Scienza e Tecnologia está fechada. Provavelmente, só a partir de agosto voltará a funcionar.
Ainda assim, vale mais do que a pena conferir, pelo menos, a exposição do Leonardo.
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9:30 min. às 17:00 horas e aos sábados e domingos das 9:30 min. às 18:30 minutos.
Preço: € 10.
Endereço: via San Vittore, 21.
Metrô: linha verde, estação S. Ambrogio.