Dicas de Cagliari na Sardenha
Com mais de 150.000 habitantes, Cagliari é a capital da ilha italiana da Sardenha e é famosa pelas praias paradisíacas, sendo a mais famosa a Villasimius, que fica a 65 quilômetros da capital. A primeira dica para quem está indo a Cagliari na Sardenha pela primeira vez é o meio de transporte.
Nós, todas as vezes que fomos a Sardenha, fomos de avião. O voo é barato e dura uma hora e meia, saindo de Milão.
Como desta vez queríamos levar o nosso carro e outras coisinhas a mais, optamos pelo ferryboat.
Vale a pena ir de ferryboat?
Só se você tiver tempo disponível. A passagem é mais cara do que a do avião, os ferryboats para Cagliari saem de Nápoles ou da Civitavecchia (perto de Roma) e a viagem dura quase 12 horas.
Como nós estávamos com tempo, fizemos 500 quilômetros de Milão até Civitavecchia e pegamos o ferryboat às oito da noite. Reservamos uma cabine para dormirmos (dois beliches e um banheiro), colocamos a mala no quarto e corremos para tomar um vinho assistindo ao pôr do sol. De brinde, fomos presenteados com o voo das gaivotas acompanhando o ferryboat na ida e dos flamingos na volta, assim como tivemos o prazer de ver as acrobacias dos golfinhos brincando na nossa frente. Chegamos a Cagliari, descansados e de banho tomado, às onze e meia da manhã.
A praia urbana de Cagliari é a spiaggia del Poetto, que tem 8 quilômetros de extensão, e é o melhor lugar para se hospedar para quem quer curtir a praia durante o dia e sair à noite.
A infraestrutura da praia é ótima: dá para alugar cadeiras e guarda-sóis, assim como tomar café da manhã, almoçar e jantar nos inúmeros bares e restaurantes beira-mar.
A segunda dica é em que parte da praia ficar. Eu caminhei por toda a praia e fiquei em 3 lugares diferentes, a melhor parte é a que fica entre o bar Il Miraggio e o Twist. Não é muito movimentada e o mar é mais bonito ali. O Twist é perfeito para o café da manhã, almoço, jantar e para tomar uns spritz.
A alta temporada começa em junho e vai até a primeira semana de setembro, sendo agosto o mês mais movimentado. Nós fomos em agosto, nas duas semanas mais cheias, mas não pegamos trânsito para ir às outras praias, nem encontramos superlotação na praia do Poetto.
Quanto tempo ficar em Cagliari
Uma semana é suficiente para descansar e aproveitar as praias, tanto o Poetto como as inúmeras outras praias da ilha.
O que você não pode perder em Cagliari
Conhecer a Villasimius, que é a praia mais famosa do sul da Sardenha e fazer um passeio de barco com direito a aperitivo e um pôr do sol deslumbrante.