Dicas de aluguel de carro na Itália
Se você vem, única e exclusivamente, a Milão, eu não recomendo o aluguel de carro porque, além do transporte público funcionar muito bem, os principais pontos turísticos da cidade ficam próximos uns dos outros. Dá para fazer muita coisa a pé ou de bicicleta.
Mas, se o objetivo da viagem é conhecer outras cidades da Itália, alugue um carro.
As estradas italianas são fantásticas e, em muitos lugares como na Toscana e no Piemonte, o carro é imprescindível para conhecer cidades menores e incríveis.
Requisitos necessários para alugar um carro na Itália
- ter mais de 25 anos;
- possuir CNH válida e emitida há mais de 2 anos;
- passaporte válido;
- cartão de crédito internacional emitido por uma instituição bancária no nome do locatário e com limite disponível para o bloqueio da caução.
Como o Brasil faz parte da Convenção sobre Trânsito Viário de Viena, você não precisa ter a permissão internacional para dirigir, nem fazer a tradução juramentada da carteira nacional de habilitação para dirigir na Itália. A carteira nacional de habilitação brasileira é válida por 180 dias a partir da entrada na Europa.
Algumas locadoras aceitam reservas de motoristas a partir de 21 anos, no entanto, as tarifas são mais altas.
O cartão de crédito internacional deve, obrigatoriamente, ser do locatário.Como funciona o bloqueio caução
Todos os locatários, deverão apresentar um cartão de crédito com limite disponível para a pré-autorização (bloqueio caução). Também é obrigatório que o cartão esteja no mesmo nome do contrato. Ou seja, se for você alugando, o cartão precisa ser seu. Aí, o valor caução exigido será bloqueado no cartão do locatário e desbloqueado após a devolução do veículo.
Esse valor não é debitado, ou seja, não é cobrado do responsável pela locação. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora.
O valor do bloqueio caução depende da categoria do veículo, da duração do aluguel e das proteções contratadas.
Dicas de aluguel de carro na Itália
Na Itália, é obrigatório ter as correntes de neve no carro do dia 15 de novembro ao dia 15 de abril. Na maior parte das locadoras, as correntes de neve não estão incluídas no valor da diária do veículo (custam em torno de € 5 por dia) e devem ser solicitadas no momento da locação, mesmo que não haja previsão de neve.
Fique atento às placas ZTL, zona de tráfico limitado, sobretudo nas áreas centrais. Em algumas cidades da Itália, é proibido circular com o carro no centro da cidade durante os horários especificados nas placas.
O centro de Milão faz parte da área C, uma zona de tráfico limitado, mas acessível a pagamento.
Para circular na área C de Milão, entre às 7:30 min. e às 19:30 minutos, é obrigatório comprar o bilhete de acesso, que custa € 5 por dia.
Aos sábados e domingos o acesso à área C é gratuito.
Estive na Itália no Mês de Julho e rodei 3.400km.
Uma correção ao seu texto . Fui parado por guardas de trânsito e me exigiram a PID (carteira de motorista internacional).
Olá Jaison,
se você estiver com o passaporte (ou uma cópia dele) comprovando a tua data de entrada na Europa, não precisa apresentar a PID durante os primeiros seis meses aqui 😉