Dicas de aluguel de carro na Itália

por · 28/07/2019

Se você vem, única e exclusivamente, a Milão, eu não recomendo o aluguel de carro porque, além do transporte público funcionar muito bem, os principais pontos turísticos da cidade ficam próximos uns dos outros. Dá para fazer muita coisa a pé ou de bicicleta.

Mas, se o objetivo da viagem é conhecer outras cidades da Itália, alugue um carro.

As estradas italianas são fantásticas e, em muitos lugares como na Toscana e no Piemonte, o carro é imprescindível para conhecer cidades menores e incríveis.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Requisitos necessários para alugar um carro na Itália

  • ter mais de 25 anos;
  • possuir CNH válida e emitida há mais de 2 anos;
  • passaporte válido;
  • cartão de crédito internacional emitido por uma instituição bancária no nome do locatário e com limite disponível para o bloqueio da caução.

Como o Brasil faz parte da Convenção sobre Trânsito Viário de Viena, você não precisa ter a permissão internacional para dirigir, nem fazer a tradução juramentada da carteira nacional de habilitação para dirigir na Itália. A carteira nacional de habilitação brasileira é válida por 180 dias a partir da entrada na Europa.

Algumas locadoras aceitam reservas de motoristas a partir de 21 anos, no entanto, as tarifas são mais altas.

O cartão de crédito internacional deve, obrigatoriamente, ser do locatário.
Como funciona o bloqueio caução

Todos os locatários, deverão apresentar um cartão de crédito com limite disponível para a pré-autorização (bloqueio caução). Também é obrigatório que o cartão esteja no mesmo nome do contrato. Ou seja, se for você alugando, o cartão precisa ser seu. Aí, o valor caução exigido será bloqueado no cartão do locatário e desbloqueado após a devolução do veículo.

Esse valor não é debitado, ou seja, não é cobrado do responsável pela locação. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora.

O valor do bloqueio caução depende da categoria do veículo, da duração do aluguel e das proteções contratadas.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

Dicas de aluguel de carro na ItáliaDicas de aluguel de carro na Itália

Na Itália, é obrigatório ter as correntes de neve no carro do dia 15 de novembro ao dia 15 de abril. Na maior parte das locadoras, as correntes de neve não estão incluídas no valor da diária do veículo (custam em torno de € 5 por dia) e devem ser solicitadas no momento da locação, mesmo que não haja previsão de neve.

Fique atento às placas ZTL, zona de tráfico limitado, sobretudo nas áreas centrais. Em algumas cidades da Itália, é proibido circular com o carro no centro da cidade durante os horários especificados nas placas.

O centro de Milão faz parte da área C, uma zona de tráfico limitado, mas acessível a pagamento.

Para circular na área C de Milão, entre às 7:30 min. e às 19:30 minutos, é obrigatório comprar o bilhete de acesso, que custa € 5 por dia.

Aos sábados e domingos o acesso à área C é gratuito.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

Dicas de aluguel de carro na Itália Dicas de aluguel de carro na ItáliaEm qual empresa alugar o carro mais barato na Itália e na Europa?

 Eu alugo sempre com a Rentcars, que é o maior site de comparação de preços e locação de veículos da América Latina que garante os menores preços do mercado.

A Rentcars é parceira do blog e reservando por aqui, além de conseguir as melhores tarifas, você ainda dá uma força pra gente.


Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

2 Comentários

  1. Jaison disse:

    Estive na Itália no Mês de Julho e rodei 3.400km.
    Uma correção ao seu texto . Fui parado por guardas de trânsito e me exigiram a PID (carteira de motorista internacional).

    • Simone Betoni disse:

      Olá Jaison,
      se você estiver com o passaporte (ou uma cópia dele) comprovando a tua data de entrada na Europa, não precisa apresentar a PID durante os primeiros seis meses aqui 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *