A confeitaria Giacomo Milano
Inspirada nas antigas confeitarias italianas, a confeitaria Giacomo Milano é uma verdadeira aventura gastronômica, que teve início em 1958 em Milão com o toscano Giacomo Bulleri.
O espaço é pequeno e elegante, com desenhos de flores na parede e no teto, que remontam ao século XIX, e um balcão de doces que enche os olhos.
Além das tortas e dos doces italianos tradicionais como o babà (delicioso bolinho embebido em rum e açúcar com ou sem recheio), o cannolo (massa doce frita em forma de canudo recheada com um fabuloso creme de ricota, entre outros recheios), os profiteroles e a crostata di frutta (deliciosa torta de frutas), a especialidade da casa são a bomba (massa folhada recheada com creme mascarpone e morangos silvestres), a torta de chocolate duplo (torta al doppio cioccolato) e as mil folhas de framboesas (mille foglie di lamponi).
Eu entrei na Giacomo Milano para tomar café da manhã, pedi a clássica brioche com creme (€ 1,5) e um pudim de arroz (€ 3). Como não tem lugar para sentar, tomei um café na cafeteria ao lado e comecei o tour gastronômico. A brioche era deliciosa, o pudim de arroz era glorioso, sem dúvida nenhuma, o melhor pudim de arroz que eu já comi em Milão. Acabei voltando para experimentar o babà e a crostata di futta, também deliciosos.
Agora é esperar o Natal e a Páscoa para dar continuidade aos trabalhos com o panetone e a colomba.
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8:00 h. às 13:00h. e das 15:00 h. às 20:00 h. e aos domingos e às segundas das 8:00 h. às 13:00 horas.
Endereço: via Pasquale Sottocorno, 5.
Metrô: linha vermelha, estação San Babila.