Como aproveitar o inverno em Milão
O inverno começa, oficialmente, entre os dias 21 e 22 de dezembro em Milão, mas em novembro, a temperatura já começa a cair e os dias vão ficando mais curtos.
Pois é, no inverno, o dia amanhece perto das oito da manhã e escurece em torno das cinco da tarde.
Sim, faz muito frio, sobretudo em dezembro, janeiro e fevereiro.
Não dá para ficar muito tempo flanando pelas ruas, o negócio é alternar as caminhadas com museus, bares, cafeterias, restaurantes, lojas e igrejas.
Na rua faz frio, mas todos os bares, restaurantes, museus e lojas são aquecidos. Ou seja, quando bater o frio, é só entrar em algum lugar para se aquecer.
Como aproveitar o inverno em Milão?
Para aproveitar o inverno em Milão, a primeira dica é usar roupas quentes e manter as extremidades bem aquecidas. Isso já ajuda muito.
Não precisa trazer milhares de blusas e casacos, traga um ou dois casacos bem quentes (pena de ganso, lã grossa ou nylon), algumas blusas mais leves, ceroula ou meia-calça de lã ou cashmere para colocar por baixo da calça, luvas, gorros, cachecóis e sapatos fechados com a sola mais grossa ou botas quentes como as da Ugg.
As luvas, os gorros e os cachecóis são muito mais do que acessórios de inverno, são peças indispensáveis nos dias de frio.
O que fazer no inverno em Milão?
Conhecer os principais pontos turísticos da cidade com direito a algumas paradas para tomar um café, um chá e um vinho.
Tem coisa melhor do que tomar vinho tinto no inverno? Ou comer chocolate? Ou ossobuco com risoto à milanesa?
Verdade seja dita, têm coisas que só combinam com o inverno.
Depois de visitar o duomo, a galeria Vittorio Emanuele e a praça do teatro Scala, é só dar um pulinho no Cracco, na Marchesi ou no Signorvino.
Se estiver muito frio para fazer compras no quadrilátero da moda, dê uma espiadinha na loja da Apple, que é linda, coma um panzerotto no Luini e vá para a Rinascente.
Entre o duomo e o castelo Sforzesco, você vai encontrar a Starbucks mais bonita do mundo e a única filial onde o processo de torra dos grãos é feito em frente aos clientes.
Em Brera, tem inúmeras opções de bares e restaurantes, além da cafeteria da Pinacoteca que é um charme.
Perto da Biblioteca das Árvores e dos arranha-céus de Porta Nuova, a dica é o Eataly que tem algumas opções de restaurantes, entre eles, o Alice, com 1 estrela Michelin.
No final da tarde, vá para Navigli e aproveite o happy hour por ali.