Comida na Itália: do feijão ao leite condensado
Tem feijão na Itália? E leite condensado? Um primo de um amigo meu que morou na Alemanha disse que o leite condensado vendido na Europa é muito diferente do leite condensado do Brasil, que não é nem tão doce e nem tão encorpado…
De um modo geral, quase todos os produtos à venda nos supermercados no Brasil também estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados italianos.
Assim como no Brasil, as frutas mais comuns na Itália são a maçã, a pera, a laranja, o abacaxi, o melão, a banana, a manga, o mamão, a uva e, de acordo com a época, a melancia, o kiwi, o morango, a cereja, o pêssego, a ameixa, o damasco, o figo, o mirtilo, a framboesa e a amora.
O abacaxi, o mamão, a banana, a manga, o maracujá, o limão taiti e o abacate são importados de outros países como o Brasil e são considerados frutas exóticas.
Banana é banana, os italianos não diferenciam as bananas por tipos. O mamão papaia é chamado de papaya, o formosa é papaya formosa. O abacate é menor que o brasileiro, o coco só é vendido seco e o maracujá não é uma fruta muito popular nos supermercados.
Na Itália, não existe jabuticaba, goiaba, acerola, jaca, graviola, cajá, caju, mangaba, tamarindo, carambola e açaí.
Os legumes e as verduras também são praticamente os mesmos que os nossos, as exceções são o chuchu, que não tem por aqui, e o quiabo que é mais difícil de encontrar. A mandioca e a batata doce são vendidas na maioria dos supermercados.
Feijão tem de todos os tipos, assim como o arroz.
Os italianos também usam a panela de pressão, não precisa trazer do Brasil.
Os cortes da carne bovina são diferentes, não tem contrafilé nem picanha, mas tem a bisteca que é deliciosa.
Os miúdos do frango são vendidos junto com o frango, não existe embalagem só com coraçõezinhos.
O leite condensado é igual ao leite condensado do Brasil, no entanto, as versões Moça doce de leite e Moça fiesta (doceria) não são vendidas aqui.
A única gelatina que você encontrará na Itália é aquela em folha incolor, não existe gelatina em pó, assim como outros doces como a goiabada, a paçoca, o sonho de valsa e os doces feitos com coco entre outros.
Esqueça a água de coco gelada, o caldo de cana, os pastéis e o requeijão. Em compensação, prepare-se para mergulhar numa variedade incrível de queijos, presuntos, salames e vinhos e experimentar os gloriosos sorvetes italianos e os figos mais doces e saborosos que você já comeu na sua vida.
Vir a Milão e não fazer um aperitivo em Navigli é o mesmo que ir a Roma e não ver o papa!
Estou procurando leite em pó para confeitaria no Brasil usava ninho, Itambé, Piracanjuba entre outras aqui no sul da Itália não consegui achar pode por favor me ajudar
Olá, Gabriella,
nos supermercados não tem.
Procura em lojas que vendem produtos brasileiros ou na Chinatown.
Abraço,
Simone
Posso sim.
Qual marca do leite condensado aí dos mercados ??
Olá, Lucas,
tem várias marcas, inclusive Nestle.
Abraço,
Simone
Ola! Tudo bem?? Eu estou em Marsala, onde ficarei 3 meses. Voce sabe m e dizer onde eu encontro chocolate em gotas ou barra para derreter e banhar pao de mel?? Estou procurando e não acho. Voce tem alguma dica boa para conehcer por aqui? Abs.
Olá, Luciana,
tudo ótimo, obrigada.
Infelizmente, não 🙁
Abraço,
Simone
gosto muito das postagem desse blog, sempre quando
preciso venho aqui procurar alguma ideia pra fazer.
Oieee. Estou procurando couve desde que cheguei. Pra fazer uma bela feijoada nesse friozinho. Até agora não achei. Dica?
Dá uma olhadinha no Esselunga, Paula 🙂
Muito boa as dicas, como turista já estive várias vezes na Itália. No norte, o lago de Garda não seria uma boa dica?
Olá Fernando,
com certeza o lago de Garda é uma ótima pedida.
Para conferir as dicas, dá uma olhadinha neste artigo: http://www.oguiademilao.com/lago-de-garda-italia-pontos-turisticos/
Abraço,
Gostei das dicas. Agora, eu não entendi essa de batata doce e mandioca na maioria dos supermercados italianos. Estou do sul ao norte da Itália e só achei batata doce em dois lugares e não eram mercados. Mandioca não vi. Me aponte essa rede que eu passarei agora mesmo. Parabéns pelo guia. Abraços!
Olá Raphael, obrigada.
Eu sempre encontro mandioca e batata doce tanto no Esselunga, quanto no Iper.
Abraço,
Estou morando na Itália a 7 meses e até hoje não encontrei mandioca por aqui, sempre vou ao esselunga mas nunca encontrei, você encontra ela com casca ou descascada?
Eu encontrei, poucas vezes, no Esselunga e no Iper (com casca).
Oi Raphael. Mandioca eu já achei na rede Penny Market. Depende da época. Tem também naquelas vendinhas de marroquinos, no centro da Brescia.
Boa noite, vou para a Itália em Setembro pretendo começar minha visita por Nápoles, Capri e a costa Malafaia penso em ficar uns dez dias no sul depois outros dez ao norte, será que estou certa? Rsr o que me sugerem aguardo resposta é assim que estiver com a passagem em mãos entro em contato pras reservas ok Beijos
Olá Sueli, sim, acho que 10 dias no sul e 10 dias no norte da Itália está perfeito 🙂
No Sul, eu sugiro Nápoles, Capri, Pompeia, Amalfi, Positano e Sorrento: http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/capri/, http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/costa-amalfitana/, http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/sorrento/, http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/napoles/ e http://www.oguiademilao.com/pontos-turisticos-de-napoles-pompeia-a-cidade-soterrada-pelo-vesuvio/.
No Norte, Milão, Bréscia, Bérgamo, Lago de Como, Verona e Veneza: http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/bergamo/, http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/brescia/, http://www.oguiademilao.com/o-lago-de-como/, http://www.oguiademilao.com/category/outras-cidades-na-italia/verona/, http://www.oguiademilao.com/de-milao-a-veneza-de-trem-pontos-turisticos-restaurantes-e-transportes/ e http://www.oguiademilao.com/turismo-em-veneza-burano-murano-e-torcello/.
Beijo,