Cemitério Monumental de Milão

À primeira vista, pode parecer indiada, mas a verdade é que o cemitério monumental de Milão é realmente monumental.

É um museu gigante ao ar livre que retrata a história e a arquitetura da cidade através da arte.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

O-Cemitério-Monumental-de-MilãoUm pouco de história: o Cimitero Monumentale não é apenas um cemitério, é um verdadeiro museu ao ar livre que representa os eventos históricos da cidade e a vida dos seus protagonistas.

Inaugurado em 1866, sob o projeto de Carlo Francesco Maciachini, conta com uma extensão de mais de 250.000 metros quadrados.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

Passeio-turistico-O-Cemitério-Monumental-de-MilãoA partir da monumentalidade da estrutura clássica inicial, passa-se dos anos 70 do século XIX a novas tendências estilísticas e a temas mais abertos ao realismo, com base nas exigências de autorrepresentação dos concessionários das sepulturas.

Os temas iconográficos são variados, vão desde a porta entreaberta, passagem misteriosa ao mundo extraterrestre, até à representação dos valores laicos e civis.

o-que-fazer-em-milão-O-Cemitério-Monumental-monumentos-gratuito-de-milãoNos anos 90, o Simbolismo, prelúdio do Liberty, adere a um estilo novo, mais harmônico e com obras mais refinadas.

No período entre guerras, a arte funerária continua a absorver grande parte da atividade dos escultores milaneses, abrangendo a expressividade de Adolfo Wildt e a corporeidade de Carlo Bonomi. Os anos 40 começam com a classe e a leveza formal de Arturo Martini e Lucio Fontana.

Nos últimos anos do século XX, o cemitério acolheu as obras dos maiores escultores contemporâneos como Luciano Minguzzi, Francesco Messina, Giacomo Manzù, Floriano Bodini, Giò Pomodoro.

o-que-ver-em-milão-passeio-de-graça-no-Cemitério-Monumental-de-MilãoO Historicismo e o Ecletismo Tardio são representados nas obras de Carlo Maciachini, Luca Beltrami e Gaetano Moretti, o estilo Liberty é muito bem retratado por Giuseppe Sommaruga, Ernesto Pirovano e Ulisse Stacchini e exemplos importantes da arquitetura milanesa do período entre guerras, que oscilam entre o Novecento clássico e o Racionalismo, são encontrados nos trabalhos de Mezzanotte, Piero Portaluppi, Giò Ponti, BBPR, Luigi Figini e Gino Pollini.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 8:00 h. às 18:00 horas. Entrada gratuita.
Endereço: Piazzale Cimitero Monumentale.
Metrô: linha roxa, estação Monumentale.turismo-em-Milão-Cemitério-Monumental-dicas

2 Responses

  1. 06/03/2015

    […] os amantes da arte, fica a dica do cemitério monumental, que está localizado nessa região, para os amantes da boa comida (e bebida), a sugestão é […]

  2. 06/08/2018

    […] pulo na Chinatown milanesa, a estação é essa.Monumentale – é a estação do, literalmente, monumental cemitério de Milão.Garibaldi – a estação fica atrás do badalado bairro Porta Nuova e faz a ligação entre a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *