Carnaval em Milão
O carnaval em Milão é bem diferente do carnaval brasileiro. Se você está à espera de música, calor, álcool e pegação, é melhor ir a Salvador primeiro e deixar para vir pra cá depois da quarta-feira de cinzas: o carnaval milanês só termina no domingo.

Foto: intelligonews.it
Por que o carnaval em Milão termina 4 dias depois do carnaval romano?
Reza a lenda que Santo Ambrogio, bispo da antiga Mediolanum, pediu aos cidadãos milaneses que o esperassem voltar de uma peregrinação para que ele pudesse dar início às cerimônias eclesiásticas da Quaresma.
A festa foi prorrogada até a chegada do bispo e, desde então, o carnaval celebrado em Milão é o Ambrosiano, que só começa depois da quarta-feira de cinzas.
Meneghino, a fantasia típica do carnaval Ambrosiano
Assim como muitas cidades italianas, Milão também tem sua fantasia típica de carnaval, a de Meneghino, um empregado bom e espirituoso, que zombava dos defeitos dos nobres.
Meneghino, seria o diminutivo de Domenico, visto que os nobres decadentes só podiam contratar os serviços do servo uma vez por semana, mais precisamente aos domingos, para acompanhá-los nos passeios pela cidade e abrir-lhes a porta das carruagens.
Chiacchiere e tortelli, os doces típicos do carnaval milanês
As chiacchiere (conversas, fofocas) são os doces mais populares da região lombarda, são feitos com farinha, açúcar, manteiga, ovo e vinho e podem ser fritos ou assados no forno.
Os tortelli são feitos com a mesma massa, no entanto, são fritos e recheados com creme, chantilly ou chocolate.
Afinal, como e quando é o carnaval em Milão?
As comemorações de carnaval em Milão começam na quarta-feira de cinzas e terminam no domingo. No sábado, ocorre o desfile dos carros alegóricos.
O carnaval Ambrosiano é muito diferente do carnaval brasileiro, aqui o foco são as famílias, que saem pelas ruas fantasiadas e munidas de confetes, serpentinas e espumas para ver o desfile dos carros alegóricos na praça do duomo e os espetáculos de dança, música e teatro espalhados pelo centro da cidade.
Para os baladeiros de plantão, o lance são as festas que rolam nos bares e nas discotecas.
Vir a Milão e não fazer um aperitivo em Navigli é o mesmo que ir a Roma e não ver o papa!
5 Responses
[…] O Guia de Milão – O Carnaval em Milão […]
[…] Pingback: Carnaval em Milão – O Guia de Milão() […]
[…] faz mais de 2 semanas que estou à procura dos eventos do carnaval em Milão e ainda não encontrei nada. Como eu só estive uma vez no carnaval milanês e ainda por cima no […]
[…] deixem anotado na agenda: o carnaval em Milão só começa na quarta-feira de cinzas, ou seja, dá para conferir o carnaval de Veneza e depois […]
[…] O Guia de Milão – Carnaval em Milão […]