Carnaval de Veneza
Apesar das baixas temperaturas e das previsões de maré alta, o carnaval de Veneza atrai, todos os anos, milhares de turistas e foliões.Reza a lenda que o carnaval veneziano teve início no século XI e que seria uma versão da política romana do pão e circo, ou seja, uma festa promovida pela oligarquia para o povo menos favorecido economicamente que, através do anonimato garantido pelas máscaras e fantasias, equiparavam-se à minoria aristocrática durante as comemorações, aliviando as tensões e desviando o foco dos assuntos políticos.
Máscaras e fantasias
A fantasia mais típica do carnaval de Veneza é a Bauta, que é composta por uma máscara branca, um chapéu e uma capa preta.
Conhecida como a fantasia que iguala qualquer tipo de desigualdade, a bauta era usada por homens e mulheres não só no carnaval, como também no teatro, nos encontros amorosos e todas as vezes em que o incógnito facilitava as aventuras.
Os doces típicos do carnaval de Veneza são os frittelle e os galani.
Os galani, feitos com farinha, açúcar, manteiga, ovo e vinho, são iguais aos chiacchiere de Milão, só muda o nome.
As frituras (frittelle) são feitas com farinha, ovo, leite, açúcar, uva passa, grappa e farinha.
Bebida típica
A bebida mais tradicional de Veneza é o spritz, coquetel feito com espumante, bitter ou aperol e água com gás.
A festa
O carnaval de Veneza começa no terceiro sábado que antecede a terça-feira de carnaval e termina na quarta-feira de cinzas.
O calendário do evento, que ocorre em grande parte na praça San Marco, engloba espetáculos de dança, música, teatro, concurso de fantasia, patinação no gelo, fogos de artifício, animação para as crianças e muito mais.
Os destaques
Sem dúvida nenhuma, o destaque do carnaval de Veneza fica por conta das fantasias e das máscaras, que deixam a cidade ainda mais mítica e romântica.
O show de fogos de artifício sobre as águas com trilha sonora em Arsenale é qualquer coisa de fantástico. O lugar é muito bem decorado, rola alguns espetáculos durante a noite e festa madrugada a dentro.
Outra coisa bacana é o voo do anjo, cerimônia em homenagem ao Doge, antigo chefe de estado de Veneza, na qual uma moça fantasiada sai do alto do campanário de San Marco, a quase 100 metros de altura, em direção ao Doge (ao público agora) no centro da praça.
Também tem festas mais exclusivas (à fantasia) em alguns palácios, assim como festas mais alternativas com música eletrônica.
Está cansado do movimento? É só fugir da praça San Marco e curtir a cidade.
2 Responses
[…] agenda: o carnaval em Milão só começa na quarta-feira de cinzas, ou seja, dá para conferir o carnaval de Veneza e depois vir pra cá. Este ano o tema do carnaval foi a Expo Milão 2015, mais precisamente, a […]
[…] agenda: o carnaval em Milão só começa na quarta-feira de cinzas, ou seja, dá para conferir o carnaval de Veneza e depois vir pra […]