Arte e arquitetura Contemporânea em Milão
O Modernismo e a modernidade transformaram Milão a partir do começo do século XIX, particularmente na arquitetura, que passa do estilo Liberty ao Decò.
A Stazione Centrale, projetada por Ulisse Stacchini em 1912, é a expressão dessa transformação. A tendência nos anos 30 é a monumentalidade e as principais obras representantes dessa época são o Palazzo di Giustizia, o Arengario, o Palazzo dell’Arte e a Villa Necchi Campiglio.
A busca de uma nova linguagem que interprete o renascimento econômico e que seja capaz de exaltar suas características de modernidade e funcionalidade leva à construção da Torre Velasca em 1958 e do Grattacielo Pirelli entre os anos de 1955 a 1960.
Estilos e tendências nascem e sobrepõem-se. Arte contemporânea e sociedade misturam-se dando vida a um extraordinário patrimônio de ideias e de obras como a Galleria d’Arte Moderna, o Padiglione di Arte Contemporanea, o Triennale Design Museum, o Hangar Bicocca, a Fabbrica del Vapore, a Rotonda della Besana e o Spazio Oberdan.
sou arquiteta e irei a Milão de 12 a 17/04 com uma amiga também arquiteta.
além da feira queríamos fazer um roteiro arquitetônico pela cidade, além de dicas onde comer e beber.
Boa tarde, Mônica,
as dicas de arquitetura estão todas aqui: http://www.oguiademilao.com/category/arquitetura/, http://www.oguiademilao.com/o-neoclassicismo-em-milao/ e http://www.oguiademilao.com/o-renascimento-e-o-barroco-em-milao/.
Lugares bacanas para tomar o café da manhã, almoçar, fazer um lanche ou um aperitivo e jantar: http://www.oguiademilao.com/category/comes-bebes/.
Abraço e boa viagem pra vocês,