A enigmática estátua do sciur Carera (Omm de preja)

Embora esteja numa das ruas mais movimentadas de Milão, o senhor Carera não só passa despercebido pela maior parte dos turistas, como também é praticamente desconhecido pelos milaneses.

O lago de Como fica pertinho de Milão e é um dos lugares mais incríveis da Itália. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco exclusivo por Varenna e Bellagio, simplesmente mágico, inesquecível. Você vai se apaixonar.

A enigmática estátua do sciur Carera (Omm de preja)O sciur Carera (sciur significa senhor em dialeto milanês), também conhecido como Omm de preja (homem de pedra), é uma estátua que está localizada no número 13 da rua Vittorio Emanuele.

Trata-se de uma estátua românica de mármore (século III) de um homem vestido de toga. Não tem um braço e a cabeça original foi substituída pela do arcebispo Adelmanno Menclozzi no século X.

Era chamado Carera por causa epígrafe escrita em latim: “Carere debet omni vitio qui in alterum dicere paratus est”, ou seja, “Quem critica o próximo, não deve ter defeitos.”
Mudaram-na de lugar algumas vezes.

No período da dominação austríaca, esteve na rua San Pietro e assumiu o papel de estátua falante, ou seja, um mural onde eram afixados bilhetes anônimos, cartas e sátiras contra o governo austríaco.

Na virada do ano de 1848, quando começou a greve do cigarro, contribuiu para o desencadeamento da revolta dos milaneses: o governo austríaco havia instituído um novo imposto aos milaneses, agora sobre cigarros e charutos.

Como forma de protesto, os cidadãos decidiram não fumar mais.

O general Radetzky reagiu ordenando que os seus soldados passeassem pela cidade fumando charutos ostensivamente.

No dia 18 de março de 1848, um cidadão milanês, cansado das provocações de um austríaco que baforava a fumaça do charuto no seu rosto, e provavelmente irritado por causa da abstinência, arrancou o charuto da boca do soldado e jogou-o no chão.

Quando o soldado foi prendê-lo, os outros milaneses presentes entraram na briga, impedindo a prisão. Os austríacos, com medo da revolta milanesa que se propagou por toda a cidade, fugiram.

Após o episódio austríaco, muitas sátiras e bilhetes contra o governo continuaram sendo afixados no senhor Carera até a metade do século XX, quando ele foi transferido para a corso Vittorio Emanuele.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

3 Responses

  1. Pedro Pereira disse:

    Excelente artigo. Estando a trabalhar na Select Italy vou adicionar o seu blog para posteriores contactos 🙂

    Atentamente,

    Pedro Pereira

  1. 04/12/2014

    […] em homenagem a um arcebispo de família nobre do século X. Conhecido como Omm de Preja ou scior Carera era utilizado para colocar mensagens, sátiras e comentários no início do século […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *