A basílica de Santa Maria Novella em Florença

A basílica de Santa Maria Novella é uma das igrejas mais importantes de Florença. A bela praça em frente à basílica e a arquitetura do edifício é só o começo, a Santa Maria Novella abriga inúmeras obras-primas da pintura e da escultura florentina.
A basílica de Santa Maria Novella em FlorençaA basílica de Santa Maria Novella em FlorençaUm pouco de história: os frades dominicanos chegaram a Florença em 1219. Dois anos mais tarde, instalaram-se numa pequena igreja fora das muralhas da cidade, chamada Santa Maria delle Vigne, que pertencia ao clero do Duomo.

No dia 18 de outubro de 1279, durante a festa de São Lucas, a comunidade dominicana florentina iniciou os trabalhos para a construção de uma igreja maior.

A igreja e o convento adjacente ficaram prontos na metade do século XIV, no entanto, só foram, oficialmente, inaugurados em 1420 pelo papa Martinho V.

A porta principal, o entablamento e a fachada foram concluídos em 1470. Entre os anos de 1565 a 1571, a basílica sofreu algumas modificações, entre elas, a remoção do coro, a reconstrução dos altares laterais e o encurtamento das janelas góticas. Entre os anos de 1575 e 1577, foi construída a capela Gaddi.

A finalização definitiva da basílica ocorreu em 1920 e, embora o início das obras remonte ao século XIII, a fachada de mármore da Santa Maria Novella integra a lista das obras mais importantes do Renascimento florentino.

As obras-primas da Santa Maria Novella: o crucifixo pintado por Giotto, o crucifixo em madeira esculpido por Brunelleschi, o afresco da Trindade de Masaccio e a capela Tornabuoni, a capela maior da basílica.
A basílica de Santa Maria Novella em FlorençaA basílica de Santa Maria Novella em FlorençaPontos turísticos de Florença Igreja de Santa Maria NovellaUm pouco de lenda: reza a lenda que o crucifixo esculpido por Brunelleschi foi uma resposta ao crucifixo de madeira feito por Donatello para a igreja Santa Croce em Florença, ao qual Brunelleschi havia feito duras críticas em relação ao naturalismo exacerbado e definido como um camponês na cruz, que não se assemelhava em nada a Jesus crucificado.

Desafiado por Donatello a fazer melhor, Brunelleschi esculpiu o crucifixo da basílica de Santa Maria Novella, provavelmente entre os anos de 1410 a 1415.

Ao que tudo indica, quando Donatello viu a obra pela primeira vez, ficou tão maravilhado que deixou cair uma bandeja de ovos que tinha em mãos e disse: A partir de agora, você está autorizado a fazer Cristos e eu, camponeses.
Principais pontos turísticos de Florença Principais igrejas de Florença Turismo em Florença Pontos turísticos de FlorençaHorário de funcionamento: de segunda a quinta-feira nos meses de abril a setembro das 9:00 h. às 19:00 h., às sextas-feiras das 11:00 h. às 19:00 h., de outubro a março de segunda a quinta-feira das 9:00 h. às 17:30 min. e às sextas-feiras das 11:00 h. às 17:30 minutos.
Aos sábados de setembro a junho das 9:00 h. às 17:30 min., em julho e agosto das 9:00 h. às 18:30 minutos.
Aos domingos de setembro a junho das 13:00 h. às 17:30 min., em julho e agostos das 12:00 h. às 18:30 minutos.

Endereço: piazza Santa Maria Novella, 18.
Preço: € 5.

Turismo em Florença As principais igrejas de FlorençaO que ver em FlorençaFlorença Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *