7 coisas românticas para fazer em Milão
Quando se fala em cidades românticas na Europa, Milão não ocupa as primeiras posições, está sempre relacionada à moda, à cultura e à vida noturna.
Eu vejo poesia em Milão, não só pela história e pelos personagens como também pela arquitetura, pelos monumentos e pelos inúmeros lugares especiais.
Não vou falar sobre história, arte ou arquitetura porque é dia dos namorados, mas garanto que lugares para programas românticos é o que não falta por aqui.
1. Fazer um aperitivo no terraço Aperol
O terraço Aperol fica ao lado da galeria Vittorio Emanuele e da catedral de Milão. Caminhar pela galeria já é pra lá de romântico e fazer um aperitivo sob a luz das estrelas com vista para o duomo, para a torre Velasca, para o palácio real e para o museu del Novecento completa o cenário.
Os canais do bairro Navigli eram considerados símbolo do romantismo e eram odiados pelos futuristas, inclusive foram alvo do movimento com a fundação da revista Poesia por Filippo Tommaso Marinetti em 1905.
Leonardo da Vinci foi um dos responsáveis pelo projeto e muito mármore de Candoglia passou por ali para a decoração da catedral.
Uma caminhada à beira dos canais, entre pontes e edifícios históricos, é obrigatória para os românticos de plantão.
3. Jantar no expresso oriente milanês
Um dos bondes mais antigos da Itália, verde com frisos dourados, reestruturado com mesas e cadeiras, parece uma ilusão de ótica de uma outra época. O expresso oriente milanês percorre as ruas mais bonitas da cidade, enquanto o jantar é servido.
4. Fazer um piquenique no parque da vila real
De um lado a bela vila real e do outro o parque com um pequeno lago, uma ponte e um templo. Tudo tão perfeito, tão silencioso, tão tranquilo, que parece fazer parte de um cenário de um filme.
5. Ficar abraçado em silêncio admirando o céu milanês em Porta Nuova
O moderno Porta Nuova é considerado um dos bairros mais bacanas de Milão e é completamente diferente do resto da cidade.
Quando estou sozinha, deito nos bancos da praça e passo horas admirando o céu e a torre da Unicredit. Quando estou com o Carmine, contemplo o cenário nos braços dele.
6. Assistir a um espetáculo no teatro alla Scala
A casa de Rossini, Bellini, Donizetti e Verdi talvez seja o teatro de ópera mais famoso de todo o mundo, se não for o mais famoso, é, com certeza, o mais romântico.
7. Apreciar Milão do alto da torre Branca
Do alto dos seus 108 metros de altura, a torre Branca proporciona uma vista de tirar o fôlego dos principais monumentos da cidade, tornando o momento memorável.