5 Curiosidades sobre Leonardo Da Vinci

Leonardo, grande protagonista do Renascimento italiano, foi um gênio.

Além de pintor, escultor e arquiteto, dedicou-se a estudos científicos como a anatomia, a física, a botânica, a matemática, a geologia e a cartografia e inventou máquinas, antecipando (em alguns séculos) algumas das mais modernas inovações tecnológicas.

Provavelmente, você só virá a Milão uma vez, não deixe de conhecer o terraço do duomo, que tem uma das vistas mais bonitas da cidade e quase ninguém conhece, garanto que você vai adorar.

5 Curiosidades sobre Leonardo Da Vinci1. Leonardo foi criado pelo pai

Leonardo da Vinci era filho de Caterina di Meo Lippi e Piero da Vinci.

Caterina era uma menina pobre de 16 anos e órfã.

Piero era um notário promissor de Vinci, uma cidadezinha da Toscana com menos de 350 habitantes.

Para deslanchar na carreira, Piero casou-se (no ano em que Leonardo nasceu) com Albiera, uma jovem que pertencia a uma família influente da alta burguesia toscana.

Caterina casou-se dois anos mais tarde com Antonio di Piero Buti.

Reza a lenda, que o pai de Piero pagou o dote e arranjou o casamento entre os dois para reparar o mau comportamento do filho.

Quando Caterina deixou de amamentar, provavelmente um ano e meio após o nascimento de Leonardo, entregou-o aos cuidados do pai.

2. Leonardo era vegetariano convicto

Leonardo era completamente apaixonado pelos animais.

Dizem que ele ia aos mercados comprar pássaros nas gaiolas para libertá-los.

Duas frases são atribuídas a Da Vinci:

Não se come nada que tenha sangue.

Chegará o dia em que o homem será julgado pelo crime de matar um animal, assim como é julgado pelo crime de matar um homem.

3. Leonardo era canhoto e escrevia da direita para a esquerda

Leonardo era canhoto, o que era inaceitável naquela época, visto que a mão esquerda era a mão do diabo.

Além disso, escrevia da direita para esquerda e, muitas vezes, começava a escrever na última folha até chegar à primeira.

Muitos consideravam-no um herege, no entanto, era o seu modo de escrever que, de acordo com muitos neurologistas, era normal para um canhoto que não havia sido corrigido na infância.

4. Leonardo foi acusado de sodomia

Muito se fala sobre a homossexualidade de Leonardo (o que na época era muito comum em Florença), inclusive Freud relatou um sonho do artista quando era criança: um milhafre que tocava-lhe repetidamente os lábios com a cauda.

Em 1476, Leonardo junto com outros estudantes da oficina de Verrocchio foram acusados de sodomizar Jacopo Satarelli, um aprendiz de ourives de 17 anos.

Após um breve período na prisão, Leonardo e os outros estudantes foram libertados, visto que a queixa, anônima, não foi aceita pelos juízes.

5. Homem sem letras

Omo senza lettere: é assim que Leonardo se define em uma página do Código Atlântico.

Da Vinci não falava latim e, naquela época, o latim era a língua utilizada pela corte, nos tribunais e em debates acadêmicos.

Para Leonardo, que aspirava fazer da arte uma ciência e da ciência uma arte, o conhecimento do latim era requisito fundamental para ser respeitado no mundo acadêmico.

Embora tenha estudado bastante, o latim nunca foi seu forte, a paixão de Leonardo sempre foram os desenhos.

Mesmo que você não entenda nada de pintura, não deixe de visitar o Cenáculo em Milão, A última ceia de Leonardo Da Vinci é uma obra-prima única no mundo, que deu início a uma nova era na história da arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *