Vinho Barolo

by · 16/08/2017

O vinho Barolo é considerado um dos melhores vinhos italianos. É feito com uvas Nebbiolo cultivadas nas colinas de Langhe, a poucos quilômetros de Alba, num território que engloba 11 cidadezinhas distribuídas em uma área com cerca de 1.700 hectares: Cherasco, Verduno, Roddi, La Morra, Grinzane Cavour, Castiglione Falletto, Diano d’Alba, Barolo, Novello, Serralunga d’Alba e Monforte d’Alba.

O Barolo é um vinho DOCG (denominação de origem controlada e garantida), ou seja, é feito, exclusivamente, com as uvas da região.

Para ser Barolo, além de ser produzido com uvas Nebbiolo da região delimitada, deve passar por um processo de envelhecimento mínimo de 38 meses, sendo os primeiros 18, obrigatoriamente, em barris de madeira.

O Barolo Reserva leva mais tempo, tem que envelhecer por, pelo menos, 5 anos.

O vinho Barolo é vermelho rubi e tem o aroma inconfundível das uvas Nebbiolo e de frutas vermelhas que se misturam com a madeira, adquirida no processo de envelhecimento do vinho, baunilha, cacau, rosas, pimenta, canela e tabaco.

O Barolo era o queridinho dos nobres do século XIX, quando ficou conhecido como o rei dos vinhos e o vinho do rei.Um pouco de história: em 1600, a uva Nebbiolo já era muito apreciada e consumida pelos nobres da casa Savoia, mas foi graças ao conde Camillo Benso di Cavour (que contratou o enólogo francês Alexandre Pierre Odart), que o processo de produção do Barolo atingiu o ápice e conquistou os paladares mais refinados do mundo.

Os primeiros prêmios foram conquistados em 1873, o Barolo ganhou 7 medalhas de ouro no concurso de Viena, confirmando que era um vinho adequado ao envelhecimento.

Desde então, o sucesso nunca mais parou, o Barolo, hoje em dia, é um dos vinhos mais famosos e apreciados no mundo.Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

1 Comentário

  1. 21/09/2017

    […] A região de Langhe e Monferrato são mundialmente conhecidas pelas vinícolas, a partir das uvas dali é que são feitos alguns dos vinhos tintos mais renomados do mundo como o Barolo. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *