Uma das principais obras de Umberto Boccioni: Rissa in Galleria

by · 10/02/2016

Rissa in Galleria é uma celebração artística de Milão, é uma das obras mais famosas de Umberto Boccioni, um dos maiores expoentes da arte italiana e do movimento futurista.
Arte em Milão no Museu do Novecento MilãoO artista: Boccioni nasceu em Régio Calábria em 1882 e mudou-se para Roma em 1901, onde aprendeu as primeiras técnicas de pintura com Gino Severini e com o divisionista Giacomo Balla. Em 1906, transferiu-se para Paris, em seguida para a Rússia, depois para Veneza e, por fim, para Milão em 1907.

Após o período de formação em Milão com o divisionista Gaetano Previati, aderiu ao futurismo (1910) e deu início a uma série de pinturas baseadas no tema cidade: modernidade e movimento, destacando-se La cittá che sale (1910), Rissa in galleria (1910) e Glii addii (1911).

Em 1915, quando a Itália entrou na primeira guerra mundial, alistou-se no exército como voluntário. Morreu no dia 17 de agosto de 1916 em Verona devido à uma fratura craniana provocada pela queda do cavalo durante exercícios militares.
Museu do Novecento Milão A obra: a Rissa in galleria (Rixa na galeria) é um ícone do começo do futurismo, que combina o fascínio dos cenários urbanos e o gosto pela modernidade partindo da representação de um fato do cotidiano.

O objeto é uma rixa entre duas prostituas em frente a um café na galeria Vittorio Emanuele II em Milão. É noite e sob as luzes dos novos lampiões elétricos do interior do café, uma multidão desordenada aglomera-se ao redor da cena. Os protagonistas são a iluminação (das lâmpadas da galeria e do interior do café) e o dinamismo da representação daquela pequena aglomeração como entidade viva e dotada de alma própria.

A obra também é um testemunho histórico de Milão no começo da primeira guerra mundial, assumindo as características e os contrastes de uma cidade em processo de grandes mudanças.

A escolha da galeria Vittorio Emanuele e do café Campari, frequentado por Boccioni e muitos outros artistas da época, foi devido ao fato de representar uma parte importante da história milanesa naquela época.

A Rissa in galleria e La cittá che sale fazem parte da coleção da Pinacoteca de Brera e a primeira versão de Glii addii, da coleção museu do Novecento em Milão.
Museus em Milão Rissa in galleria Boccioni Pinacoteca de BreraAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *