Uma das obras mais importantes de Piero della Francesca: a Pala di Brera

by · 13/07/2016

A Pala di Brera foi pintada por Piero della Francesca para o mausoléu do duque de Urbino, Federico da Montefeltro, originalmente colocada na igreja de São Bernardino em Urbino e posteriormente adquirida pela Pinacoteca de Brera em Milão.

O quadro representa a Nossa Senhora sentada num trono com Jesus no colo rodeada por um grupo de santos e de anjos e pelo duque Federico, em armadura ajoelhado.

A obra foi encomendada em 1472, ano em que Federico celebrava o nascimento do filho Guidobaldo e a tomada de Volterra, por isso a retratação em armadura. O ano também foi marcado pela morte da sua amada mulher, Battista Sforza, homenageada com a presença do seu santo epônimo (Giovanni Battista) em frente ao marido.

Além da figuração da Virgem, que vela afetuosamente o sono de Jesus, a obra parece aludir à maternidade de Battista, interrompida prematuramente.

De um ponto de vista religioso, a obra é uma reflexão sobre o dogma mariano: a Nossa Senhora que vela o corpo de Cristo em analogia à igreja que conserva o sacramento da eucaristia.

Outro detalhe importante, é o ovo de avestruz suspenso sob a cabeça da Virgem, representando a Imaculada Conceição. Segundo uma lenda antiga, o ovo de avestruz era fecundado por um raio de sol, assim como a concepção de Maria feita através do Espírito Santo.
Museu Pinacoteca di Brera em MilãoO autor: Piero della Francesca nasceu entre 1410 e 1420 em San Sepolcro na Toscana. Estudou matemática e geometria na sua cidade natal e em 1439, em sua primeira viagem a Florença, iniciou sua carreira artística, concentrada nas luzes e nos seus efeitos na pintura.

Foi um grande pintor do Renascimento italiano, apresentado técnicas e temáticas inovadoras como o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, a perspectiva e a criação do volume.

Desenvolveu uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas, diferenciando-se pela utilização da geometria espacial e da abstração.

Entre as principais obras do pintor, destacam-se o Batismo de Cristo, a Flagelação de Cristo, a Ressureição de Cristo, a Natividade e a História da Santa Cruz.

Dedicou ao duque Federico a obra De prospectiva pingendi, um tratado teórico com os fundamentos da arte, através de uma interpretação puramente matemática.
As obras mais importantes de Piero della Francesca Museus em MilãoAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *