Tudo sobre os trens na Itália

by · 05/08/2015

As três companhias de trem que operam na Itália são a Trenitalia, a Trenord e a Italo, sendo as duas primeiras estatais e a última, privada.

A Trenitalia é a que abrange o maior número de cidades italianas, está presente em praticamente todas as regiões da Itália, entre elas, Milão, Torino, Veneza, Florença, Roma e Nápoles.

Os 4 tipos de trem da Trenitalia:

Frecciarossa 1000 – inaugurado em junho deste ano, é a versão moderna e ecológica do antigo frecciarossa, podendo atingir 400 quilômetros por hora. O frecciarossa 1000 tem paradas em Torino, Milão, Roma e Nápoles.

Vantagens: é espaçoso, silencioso, tem ar-condicionado e tomada em todos os assentos e wi-fi disponível.
Os vagões são divididos em 4 categorias: executive, business, premium e standard.
A classe executiva, com apenas 10 poltronas, é a mais espaçosa, os bancos são reclináveis e oferece serviço de bordo com direito ao menu Club Sandwich assinado pelo estrelado chefe Carlo Cracco.
passagens baratas trens na Itália Viajar de trem pela ItáliaAs poltronas da business, embora um pouco menores do que as da executiva, também são reclináveis. O diferencial é o serviço de bordo com direito ao menu Club Sandwich assinado pelo estrelado chefe Carlo Cracco, a opção de poder escolher o lugar na área do silêncio e a proximidade do bistrô.
Passagens baratas de trem pela Europa de Milão na ItáliaA classe premium é praticamente igual à business, no entanto, fica um pouco mais longe do bistrô e não tem a área do silêncio.
A categoria standard é a mais econômica, ou seja, nada de poltronas reclináveis, nem de menu Club Sandwich.
Passagem de trem pela Europa Viajar de trem na ItáliaFrecciarossa ETR500 – os trens partem de Torino, Milão, Bolonha, Roma, Florença, Nápoles, Salerno, Veneza, Padova, Rimini e Ancona a uma velocidade de até 300 quilômetros por hora.
Assim como o frecciarossa 1000, os vagões também são divididos em categoria executive, business, premium e standard.
A classe executiva é composta de 8 poltronas reclináveis e tem rede wi-fi, ar-condicionado, tomadas ao lados das poltronas e serviço de bordo disponível.

As poltronas da business são um pouco menores e inclinam um pouco menos do que as da executiva. A business oferece serviço de bordo, rede wi-fi, ar-condicionado, tomadas, opção de poltronas na área do silêncio e está localizada próxima ao restaurante.

As poltronas das categorias premium e standard têm o mesmo tamanho e a mesma reclinação. A diferença é que na premium é servido um salgadinho e uma bebida de boas-vindas e na standard não. A rede wi-fi é disponível em ambas as categorias.

Frecciargento – viajam a uma velocidade de até 250 quilômetros por hora com conexões do nordeste ao sul do país.
Os lugares estão divididos entre a primeira e a segunda classe.
A primeira classe tem poltronas reclináveis. A rede wi-fi, o ar-condicionado e as tomadas ao lado das poltronas estão disponíveis na primeira e na segunda classe.
Viajar de trem pela Europa Tudo sobre trens na Itália Frecciabianca – são os trens mais lentos (200 quilômetros por hora), mais baratos e com um maior número de paradas.
Tem ar-condicionado, bar e tomadas ao lado das poltronas.
A linha mais popular é a que sai de Milão com destino a Veneza.
De Milão a Veneza de trem Viajar de trem pela ItáliaA Trenord é a companhia de trem que percorre todo o norte da Itália e faz o trajeto do aeroporto Malpensa a Milão e de Milão ao lago de Como.
Os trens são mais lentos e barulhentos, nem sempre têm ar-condicionado, não dispõem de rede wi-fi, as poltronas não são muito espaçosas, não têm serviço de bordo e os banheiros nem sempre são limpos.
Eu só aconselho viajar com a Trenord quando a Trenitalia não tiver o mesmo percurso.
comprar passagem baratas trens na Itália Viajar de trem pela EuropaA Italo é a companhia de trem privada da Itália, não tem muitas linhas, mas os trens são bem confortáveis, climatizados e com rede wi-fi disponível. Levando em consideração a relação entre qualidade e preço, na minha opinião, é a melhor companhia de trem italiana.
De Milão, os destinos da Italo são Ancona, Bolonha, Florença, Nápoles, Pesaro, Reggio Emilia, Rimini, Roma, Salerno e Torino.
Passagens de trem na Europa mais baratasDicas: para garantir os menores preços, compre as passagens com muita antecedência.

Não vá com grandes expectativas em relação à rede wi-fi, não tem nada a ver com a navegação em casa. É muito mais lenta, não é o local ideal para trabalhar para quem precisa de internet.

Confira os nomes das estações em que você deverá desembarcar, normalmente há uma estação no centro e outra mais afastada do centro na maior parte das cidades italianas.

Não se atrase, os trens costumam ser bastante pontuais.

Os bilhetes da Trenord precisam ser validados na máquina antes do embarque.
Validar o bilhete estação central de MilãoReserve a sua passagem de trem aqui.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

3 Comentários

  1. Fabiano Souza disse:

    Estou adorando os posts, conheço o blog a pouco tempo e estou usando como guia para planejar minhas férias em Milão. Queria saber mais dos preços de passagens de trem, já existe um post aqui no blog sobre isso?

  1. 02/09/2015

    […] ao centro da cidade, assim ao invés dos €90 de táxi, você irá pagar em torno de €40. No trem: se você está programando bate e voltas a partir de Milão, compre as passagens de trem com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *