Trufas de Alba

by · 20/12/2017

No Brasil, trufa é de chocolate, não produzimos outro tipo de trufa.

Na Itália, existem outras além das trufas de chocolate: as trufas negras, as trufas brancas e as renomadas trufas de Alba.

O que são trufas?

As trufas são fungos hipógeos, ou seja, que se desenvolvem no subsolo, em forma de tubérculos e que vivem em simbiose com as raízes de algumas plantas como a castanheira, o carvalho, a tília, a aveleira e o choupo.

As trufas têm uma alta concentração de água, fibras, sais minerais e substâncias orgânicas, fornecidas pelas árvores durante o seu desenvolvimento.
Tipos de trufas

Existem mais de sessenta espécies de trufas, no entanto, só duas são utilizadas na cozinha: as brancas e as negras.

As trufas negras podem ser encontradas em diversas regiões da Itália como a Úmbria, o Molise, a Basilicata, a Calábria, as Marcas e a Toscana.

A colheita das trufas negras varia de região para região, mas ocorre praticamente durante todo o ano.

As trufas brancas de Alba são as mais raras e prestigiadas, a colheita é feita somente durante o outono e o começo do inverno, ou seja, do final de setembro até o mês de janeiro.Caça às trufas

Como as trufas se desenvolvem abaixo da superfície do solo, a caça às trufas é feita com o auxílio de cães farejadores, que indicam o lugar do fungo, que é retirado por uma pessoa especializada.

O treinamento dos cães para identificarem e cavarem sem danificar o tubérculo é um conhecimento passado de pai para filho. Muitas famílias vivem da caça às trufas há muitas gerações.

lastampa.it

Como limpar as trufas

Com uma escovinha macia, água e um guardanapo de papel para retirar, delicadamente, os resíduos de terra e água.

Como usar as trufas

As trufas são usadas cruas, raladas sobre pratos como talharim, ovos com a gema mole, tartar, risoto, saladas e queijos.

Preço das trufas brancas de Alba

A raridade das trufas brancas de Alba reflete-se também no preço: ano passado, estava custando em torno de € 6.000 o quilo.Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

1 Comentário

  1. 04/02/2018

    […] como patrimônio mundial da humanidade da Unesco em 2014, encontra-se a bela Alba, famosa pelas trufas brancas, pelos grandes vinhos e pelas cem torres, construídas entre os séculos XIV e XV. Como ir de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *