San Valentino, o dia dos namorados na Itália

by · 14/02/2015

Eu adoro festa e sempre que aparece uma nova data para comemorar, acrescento no meu calendário.
Desde que vim morar na Europa, celebro o dia dos namorados tanto no dia 12 de junho, quanto no dia 14 de fevereiro, dia de San Valentino, o dia dos namorados na Itália.
Mas afinal, por que o dia dos namorados é comemorado na Itália no dia 14 de fevereiro?
San-Valentino,-o-dia-dos-namorados-na-ItáliaA origem do dia de San Valentino coincide com a tentativa da igreja católica de cristianizar o ritual pagão da fertilidade.
Para os antigos romanos, fevereiro era a época de preparação para o período do renascimento. As festas em homenagem a Luperco, entidade protetora dos campos e dos rebanhos, ocorriam no dia 15 de fevereiro, cinco semanas antes do início da primavera.
Com o intuito de substituir as comemorações libertinas, o papa Gelasio, no final do século V, acolheu as lendas sobre San Valentino e instituiu sua celebração em 14 de fevereiro, extinguindo as festas lupercais e apropriando-se da sua tradição.

Entre as muitas lendas que surgiram ao longo dos séculos, destaca-se a de um casal de jovens que estava brigando quando foram abordados por San Valentino, que entregou-lhes uma rosa com um poder mágico, a rosa da reconciliação, e oficializou-lhes a união tempos depois.

A San Valentino, também foram atribuídos os matrimônios realizados durante o governo do imperador Cláudio II, que havia proibido o sacramento no seu reino com o objetivo de formar um grande e poderoso exército, visto que acreditava que os jovens sem família alistavam-se com maior facilidade.
A prática foi descoberta, San Valentino foi preso e condenado a morte.
Enquanto estava preso, o sacerdote apaixonou-se perdidamente pela filha cega de um de seus carcereiros que, sob o efeito da paixão, recuperou a visão milagrosamente.
O santo foi decapitado em Roma no dia 14 de fevereiro de 273 d.C..

De fato, nunca houve provas que confirmassem a existência de San Valentino.
Por carência de dados verossímeis, a data não é mais celebrada pela igreja católica.
Enfim, entre a verdade e o mito, eu fico com o mito.
Feliz dia dos namorados pra vocês! Feliz dia de San Valentino!

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *