Por que A última ceia de Leonardo da Vinci é tão importante?

by · 08/04/2016

Construído em Milão a partir de 1463 e reformado por Bramante no final do século XV, o complexo arquitetônico de Santa Maria delle Grazie abriga, numa das paredes do antigo refeitório do convento, uma obra-prima única no mundo: A última ceia, pintada por Leonardo da Vinci entre os anos de 1495 e 1497, que deu início a uma nova era na história da arte.
A última ceia de Leonardo dicas informações úteisA última ceia de Da Vinci representa o momento imediatamente após Cristo anunciar que será traído por um dos apóstolos.
A Última Ceia Leonardo Da VinciNa pintura, Jesus está no meio dos apóstolos, que estão divididos em quatro grupos de três pessoas, com movimentos e reações diversas.

Além de retratar magnificamente as expressões dos apóstolos, a genialidade de Leonardo pode ser vista no emprego da luz e da perspectiva.

Infelizmente, com o intuito de otimizar os efeitos de luz e de sombra, Da Vinci utilizou a têmpera como técnica de pintura ao invés do tradicional afresco e, pouco antes da finalização do trabalho, a obra já apresentava alguns sinais de deterioração.
A última ceia de Leonardo da Vinci em Milão Itália Por que A última ceia de Leonardo da Vinci é tão importante?

Pelo valor da obra, que teve enorme influência no campo das Artes ao longo dos séculos, e pelo complexo arquitetônico onde foi realizada.

A última ceia é atemporal, é uma realização artística única de notável valor universal que influenciou não só o desenvolvimento de um tema iconográfico, como também todo o desenvolvimento da pintura.

A obra-prima de Leonardo foi uma das primeiras pinturas clássicas a ter como foco um momento curto e preciso. E, após cinco séculos, é uma das pinturas mais reproduzidas e copiadas no mundo.
Museu A Última Ceia Leonardo da Vinci em MilãoAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui. Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

1 Comentário

  1. 05/11/2017

    […] grande obra-prima de Milão, que deu início a uma nova era na história da arte, é A última ceia de Leonardo da Vinci, pintada na parede do refeitório do antigo convento de Santa Maria delle […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *