O Renascimento e o Barroco em Milão

by · 03/05/2014

Em 12 de abril de 1456, o duque Francesco Sforza colocou a primeira pedra na Ca’ Granda, dando início à construção do hospital mais moderno da época. Projetado por Filarete, o hospital Maggiore di Milano funcionou até 1939: em 1943 foi atingido pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Depois de ser restaurado, tornou-se sede da Università degli Studi.
Filarete também foi responsável pela transformação (de fortaleza a residência ducal) de um dos símbolos mais importantes da Milão Medieval e Renascentista: o Castello Sforzesco, que serviu de residência para a nobreza até o século XVI, quando voltou a ser uma fortaleza militar. Em 1893, o castelo começou a ser restaurado pelo arquiteto Luca Beltrami e transformou-se num importante centro cultural, abrigando os Musei del Castello.

Castelo Sforzesco

Castelo Sforzesco

A Pietà Rondanini de Michelangelo

Perto do castelo, a igreja Santa Maria delle Grazie, obra-prima do Renascimento e patrimônio da UNESCO, conserva A última ceia de Leonardo da Vinci em uma das paredes do antigo refeitório do ex-convento dominicano; no jardim atrás do Palazzo delle Stelline permanecem as Orti di Leonardo, onde crescia a vinha recebida do duque Ludovico Il Moro; e na Pinacoteca Ambrosiana encontram-se as duas versões da Vergine delle Rocce e Il musico de da Vinci.

Santa Maria delle Grazie

Santa Maria delle Grazie

Imagem: leonardoamilano.org

Imagem: leonardoamilano.org

Os-principais-palácios-de-Milão-Turismo-na-Itália-Palácio-das-estrelinhas-de-Milão

Palácio delle Stelline

Outras igrejas renascentistas que merecem destaque são a Basilica San Vittore al Corpo, a Chiesa Santa Maria presso San Satiro com o falso presbitério de Bramante, o santuário Santa Maria presso San Celso, uma verdadeira obra-prima do século XVI, e Sant’Eufemia, monumento nacional que conserva telas notáveis da escola da Vinci.

Igrejas na Itália As principais igrejas de Milão - A Basílica di Sant’Eufemia em Milão

Sant’Eufemia

Santa Maria presso San Satiro

Santa Maria presso San Satiro

Santuário Santa Maria presso San Celso em Milão

Do período Barroco, chama a atenção a igreja Sant’Alessandro com sua bela fachada e imponente campanário, construída pelos Padri Barnabiti no século XVII.
As principais igrejas de Milão a Igreja de Igreja de Sant’AlessandroAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *