O que fazer em Milão: o quadrilátero do silêncio

by · 11/08/2014

Esta dica vem do livro 101 coisas para fazer em Milão ao menos uma vez na vida e casa muito bem com um artigo que eu escrevi: o que fazer em Milão sem pagar nada – Milão a custo zero.

O percurso é pequeno, não leva nem meia-hora para ser feito, no entanto, o cenário que você encontrará é inusitado e dotado de uma beleza única.

A proposta inclui esplêndidos palácios em estilo Liberty, um interfone em formato de orelha, o local onde foi filmado Cronaca di un amore de Michelangelo Antonioni e flamingos. Sim, flamingos num jardim em plena Milão. Tudo isso no mais absoluto silêncio.

Percurso do Quadrilátero do Silêncio em Milão

Percurso do Quadrilátero do Silêncio em Milão

O quadrilátero do silêncio começa depois da visita ao parque Indro Montanelli: em frente ao parque, na corso Venezia, você encontrará um edifício com um portal bem grande, essa é a porta de acesso ao quadrilátero do silêncio, a rua Tommaso Salvini.

A porta de acesso ao quadrilátero do silêncio rua Tommaso Salvini

Os edifícios da via Salvini são muito parecidos com os palácios neoclássicos da corso Venezia, mas no final da rua, a paisagem começa a mudar. Na praça Eleonora Duse, destaca-se um imponente edifício em estilo Liberty, com belas esculturas e um gracioso jardim em frente.
O que fazer em Milão de graça Quadrilátero do silêncioSeguindo pela silenciosa Pietro Cossa, entre as ruas Cappuccini e Vivaio, encontra-se o eclético palácio Berri Meregalli, que mistura o estilo Liberty de Coppedè com o modernismo catalão à Gaudi.

O edifício, obra-prima do arquiteto Giulio Ulisse Arata, foi construído entre 1911 e 1914 e impõe-se como um monumento, quase um museu a céu aberto. O ecletismo de Arata mescla os estilos românico, gótico, renascentista e Liberty.

Os destaques ficam por conta dos anjos esculpidos na parte externa, dos afrescos, dos mosaicos e da escultura de Adolfo Wildt que ficam na parte interna do palácio.
O que fazer em Milão sem pagar nada

A escultura de Adolfo Wildt

A escultura de Adolfo Wildt

O número 7 da rua Cappuccini abriga o Instituto dos Cegos e o brilhante percurso Diálogo no escuro, uma viagem de mais de 1 hora na escuridão total, que transforma desde um simples passeio num jardim até a degustação de um café numa experiência incrível.

Turismo barato em Milão Quadrilátero do silêncio

Via Mozart, 9.

De volta ao mundo das cores, na rua Vivaio em direção à Cappuccini, os suntuosos edifícios da rua Mozart (em especial o número 9) e a bela casa-museu Necchi Campiglio, obra-prima do arquiteto Portaluppi, roubam a cena.

A casa-museu Necchi Campiglio

A casa-museu Necchi Campiglio

Outros palácios que merecem atenção no quadrilátero do silêncio: rua Cappuccini (número 9), rua Melegari (número 1 ao 5) e rua Serbelloni, 10.
No edifício da Serbelloni, a curiosidade fica por conta de um interfone em formato de orelha, obra de Adolfo Wildt.
O que fazer em Milão de graça Quadrilátero do silêncio

Interfone no edifício da rua Serbelloni, 10.O palácio Fidia (número 2 da rua Melegari) foi palco do filme Cronaca di un amore de Michelangelo Antonioni.

O palácio FidiaE os flamingos que circulam pelo jardim da casa da Cappuccini, 9, destoam, completamente, do ambiente de cidade grande.

Os flamingos da casa da rua Cappuccini 9

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

2 Comentários

  1. 04/09/2014

    […] Milano Centro fica a menos de 300 metros do parque Indro Montanelli, ou seja, muito próximo ao Quadrilátero do silêncio. Reserve aqui   Hotel Best Western Plus Felice […]

  2. 30/04/2015

    […] a porta de entrada dos dois quadriláteros milaneses: o famoso Quadrilátero da moda e o inusitado Quadrilátero do silêncio, que engloba esplêndidos palácios em estilo Liberty, um interfone em forma de orelha, flamingos, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *