O museu Pignatelli em Nápoles

by · 17/02/2016

Eu conheci o museu Pignatelli em Nápoles por acaso. Estava passeando pela Riviera di Chjaia e a bela casa chamou a minha atenção. Entrei e adorei. O palácio é lindo por dentro e por fora.
Casa museu Pignatelli em Nápoles ItáliaA entrada custava €5, mas com um bilhete de €10, eu pude visitar não só a vila Pignatelli, como também o castelo de Sant’Elmo, a certosa e o museu de San Martino e o museu nacional de Capodimonte que, na minha opinião, são uns dos pontos turísticos mais incríveis da cidade.
Museu das carroças em Nápoles Um pouco de história: a vila Pignatelli, um dos modelos mais importantes da arquitetura neoclássica napolitana, foi projetada por Pietro Valente em 1826, quando Ferdinando Acton, filho do barão Carlo Acton, decidiu construir uma casa próxima à vila real (atual vila comunal).
Alguns anos após a morte de Ferdinando, foi comprada por Carl Majer von Rothschild (1841), que ampliou e reformou o edifício e decorou a sala vermelha e o salão de baile.
 O que ver em Nápoles Itália Carl morreu em 1855, deixando a propriedade para o filho Adolph que, devido a dificuldades financeiras advindas com a unificação da Itália, vendeu a casa ao príncipe Diego Aragona Pignatelli Cortes, descendente do famoso Ferdinando Cortés e do papa Antonio Pignatelli, conhecido como Innocenzo XII.
Turismo em Nápoles ItáliaA mudança de propriedade acarretou novas mudanças de estilo, que incorporaram o neobarroco ao neorrenascentista, sobretudo nas três salas principais: a azul, a vermelha e a sala de jantar.
Museu Pignatelli em Nápoles ItáliaA família Pignatelli manteve a posse do palácio até 1952.
Em 1955, a princesa Rosina Pignatelli doou a vila ao Estado de Nápoles, que transformou o antigo palácio em casa-museu.
Os principais pontos turísticos de Nápoles ItáliaAlém do belo jardim e dos ambientes originais – móveis, objetos de decoração e coleções -, destaca-se também o museu das carroças.
Casa museu Pignatelli em Nápoles ItáliaA biblioteca

A antiga sala dos quadros e do bilhar de Acton deu lugar à refinada biblioteca do príncipe Diego Pignatelli.
Viagem em Nápoles ItáliaO salão de baile

O salão de baile era divido em dois ambientes: um dedicado à dança e outro à orquestra. Hoje funciona como sala de reuniões e conferências.
O que ver em um dia em Nápoles A sala azul

Na antiga sala de estar, que fica entre o salão de baile e a sala principal, estão expostas algumas fotos da família Pignatelli.
Pontos de interesse turistico em Nápoles ItáliaO que fazer em Nápoles em um dia A sala de jantar

A elegante sala de jantar foi decorada por Rosina Pignatelli, mulher do príncipe Diego. Os destaques são o piso, o lustre e as porcelanas.
Casa museu Pignatelli em Nápoles ItáliaA sala vermelha

A sala vermelha é a única que conserva a decoração da época de Carl Majer von Rothschild, projetada pelo arquiteto francês Claret.
 Arte em NápolesA sala verde

A sala verde, entre a biblioteca e a sala de jantar, abriga a preciosa coleção de objetos de porcelana do príncipe.
Casas históricas no centro de Nápoles ItáliaHorário de funcionamento: de quarta a segunda-feira das 8:30 min. às 19:00 horas.
Endereço: via Riviera di Chjiaia, 200.
Metrô: linha azul, estação Piazza Amedeo.
Casa museu Pignatelli em Nápoles Itália O que visitar perto do centro da cidade de Nápoles Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Nápoles, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *