O Duomo de Florença: a catedral de Santa Maria del Fiore

by · 07/10/2015

À primeira vista, o Duomo de Florença não parece ser muito grande, mas nada que cinco minutos de caminhada ao redor da catedral não te façam mudar de ideia.

A igreja, dedicada à Santa Maria da Flor, é linda sob todos os ângulos e a cúpula, com mais de 100 metros de altura, chama a atenção não só dos leigos, devido à tamanha imponência, como também de inúmeros investigadores, arquitetos e matemáticos que, durante mais de seis séculos, investigaram a técnica utilizada por Filippo Brunelleschi para manter a estrutura gigante sem o auxílio de um suporte de madeira ou de ferro.
Dicas de Florença Turismo na Catedral de FlorençaSó para vocês terem uma ideia da dimensão da coisa: a cúpula fica a 55 metros do chão, tem 45 metros de diâmetro interno, 54 metros de diâmetro externo, atinge cerca de 114 metros e pesa em torno de 29.000 toneladas.

Para dificultar ainda mais o trabalho dos estudiosos, Brunelleschi, além de ter empregado técnicas diferentes na estrutura interna e externa da cúpula, criou pistas falsas durante a construção para despistar os curiosos.
O que ver em Florença Turismo Florença Depois de trinta anos de estudo, um dos maiores mistérios da história da arquitetura foi revelado pelo professor e arquiteto italiano Massimo Ricci: é a estrutura interna da cúpula octogonal, disposta em duas camadas e de duas formas diferentes, que suporta todo o peso da construção. Os tijolos foram dispostos na diagonal com o auxílio de um sistema de cordas que permitia calcular a posição e o ângulo exato em que cada tijolo deveria ser colocado. Um sistema único e nunca mais repetido na história.
Igrejas em Florença O que fazer em Florença a cúpula de Filippo BrunelleschiIgrejas em Florença Turismo em FlorençaNa parte interna da cúpula, os quase 4.000 metros quadrados retratam o Juízo Final, pintado por Giorgio Vasari e Federico Zuccari entre os anos de 1572 e 1579.
Igrejas em Florença os afrescos da cúpula Igrejas em Florença Catedral Florença os afrescos da cúpula Igrejas em Florença Dicas os afrescos do Vasari da cúpula do BrunelleschiUm pouco de história: a catedral de Santa Maria del Fiore foi projetada por Arnolfo di Cambio e começou a ser construída no dia 8 de setembro de 1296.

Após a morte de Arnolfo em 1310, os trabalhos prosseguiram em ritmo lento até 1331, quando um grupo de magistrados assumiu o comando das obras.

Em 1334, Giotto foi contratado e iniciou o projeto do campanário, considerado o mais bonito da Itália, com mais de 84 metros de altura e 15 de largura, no entanto, o arquiteto morreu três anos mais tarde, após a conclusão da primeira parte da obra, finalizada por Francesco Talenti em 1359.
Pontos turísticos de Florença o campanário de GiottoA construção da catedral estendeu-se por quase seis séculos.

As naves da igreja ficaram prontas em 1380, as tribunas, em 1421.
Pontos turísticos de Florença a Catedral Duomo de Florença a Igreja Santa Maria del FioreEntre os anos 1414 e 1421, foram feitos os revestimentos em mármore e a decoração das portas laterais.

A fachada só foi concluída no final do século XIX e as monumentais portas de bronze, no começo do século XX.
Principais igrejas de Florença Turismo em Florença Fachada da Catedral de Florença Itália Duomo de Florença O que fazer em FlorençaUm pouco de informação: a entrada na catedral, com vista para os afrescos da cúpula de Brunelleschi, é gratuita. Tem sempre fila, mas a espera não supera os trinta minutos.

Para visitar a cúpula de Brunelleschi, o campanário de Giotto, a cripta e o batistério, você deverá comprar um bilhete único, que custa €10 e é vendido fora da catedral.

São 6 filas separadas: uma para comprar o ingresso, outra para visitar a igreja, outra para a cripta, outra para a cúpula, outra para o campanário e outra para o batistério.

As filas para a cripta, para o campanário e para a cúpula são menores, visto que nem todos os turistas são aptos a subir os 463 degraus que separam a catedral da cúpula e os 414 degraus que levam até o campanário, e muitos não têm interesse em vestígios arqueológicos.

No entanto, a fila para o batistério é grande, prepare-se para ao menos uma hora de espera. Além do batistério ser lindíssimo, abriga inúmeras obras de arte importantes como a famosa Madalena de Donatello e um dos mosaicos mais preciosos do mundo.
O duomo de Florença O batistério da catedral de Florença Turismo em Florença Igrejas em FlorençaFique atento aos horários: a igreja abre de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h., aos sábados das 10:00 h. às 16:45 min. e aos domingos das 13:30 min. às 16:45 minutos.
A cripta funciona de segunda a sexta das 10:00 h. às 17:00 h. e aos sábados das 10:00 h. às 16:45 minutos.
A cúpula abre de segunda a sexta das 8:30 min. às 19:00 h., aos sábados das 8:30 min. às 17:40 min. e aos domingos das 13:00 h. às 16:00 horas.
O batistério funciona de segunda a sexta das 8:15 min. às 19:00 h., no primeiro sábado do mês das 8:30 min. às 14:00 h. e aos domingos das 8:30 min. às 14:00 horas.
O campanário abre todos os dias das 8:30 min. às 19:30 minutos.
A bilheteria fecha 40 minutos antes do horário de encerramento.
Endereço: piazza Duomo
Preço do bilhete: €15.

Dica: compre o ingresso com antecedência.
Visite o batistério, o campanário e a cúpula logo cedo, antes da igreja abrir. É o horário com menos filas.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Florença, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

TAG: O Duomo de Florença: a catedral de Santa Maria del Fiore

Artigos relacionados:

7 Comentários

  1. amanda disse:

    alguem poderia me informar que horario abre a bilheteria ou se tem algum site oficial para comprar os ingressos?? obrigada

  2. Jonathan disse:

    Minha dica é, compre o Firenze Card, estou aqui agora, julho de 2016, alta temporada, custou 72 euros, dura 72 horas e da entrada com acesso prioritário a 72 atrações, ou seja, sem filas ou com filas muito pequenas. Você não perde tempo e vê muita coisa. Com pouco cerca de 20 minutos de caminhada se cruza todo centro turístico, então dá para se programar para fazer tudo a pé. Em 2 dias se visita as principais atrações e não deixe de ver o por do Sol da praça Michelangelo, é possível voltar ônibus para o Hotel, quase todos ficam perto da estação. Tudo é bonito e é muito segura andar pela cidade de dia e de noite.

  3. Ieda disse:

    Firenze a catedral mais emblemática da Italia

  4. Roberta Maia disse:

    A cidade é tão fedorenta que não consegui ver beleza em nada.

  5. Daniel disse:

    Florença é impressionante!!!! Linda!!! Apaixonante!… dica de hotel bem localizado e muito bom, é o Ambracciatore ao lado da estação de trem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *