O arranha-céu Pirelli, o famoso Pirellone de Milão

by · 09/03/2016

O arranha-céu Pirelli, também conhecido como Pirellone, foi projetado pelo arquiteto Giò Ponti e construído entre os anos de 1956 e 1960 na praça Duca d’Aosta ao lado da estação central de Milão, com o objetivo de promover a próspera sociedade italiana, no auge do milagre econômico, com um edifício representativo e em posição estratégica.
turismo em Itália Inicialmente, o arranha-céu abrigava os escritórios da Pirelli, em 1978, foi adquirido pelo governo da Lombardia e tornou-se sede do conselho da região alguns anos mais tarde.

A planta da torre consiste em dois polígonos especulares justapostos, separados por um corredor central e afunilados nas extremidades, determinando uma estrutura facetada.
Arquitetura de MilãoA estrutura externa de cimento armado é coberta por azulejos. A fachada de vidro, alumínio e aço reflete a luz durante dia e tem iluminação própria à noite.

Do alto dos seus 127 metros de altura, o Pirellone já foi um dos maiores arranha-céus da Europa.

Tragédia: no dia 18 de abril de 2002, um pequeno avião de turismo, proveniente da Suíça, colidiu contra o edifício na altura do vigésimo sexto andar, destruindo o andar da biblioteca, o superior e dois inferiores, e ocasionando um incêndio.

Foto: zingraste.com

Foto: zingraste.com

O acidente ocorreu pouco antes das seis da tarde, quando apenas 300 dos mais de 1300 funcionários ainda estavam trabalhando, provocando a morte do piloto e de duas advogadas e deixando mais de setenta pessoas feridas.

Os trabalhos de restauração tiveram início na primavera de 2003 e foram finalizados em maio de 2005. O vigésimo sexto andar foi dedicado à memória das vítimas.

Foto: panoramio.com

Foto: panoramio.com

Endereço: piazza Duca d’Aosta, 4.
Metrô:
linha verde, estação central.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *