Nove vestígios da Milão Antiga

by · 11/06/2014

Escondida entre palácios do centro histórico e longe da mira dos turistas, sobrevive uma Milão Antiga, que fala latim e conta a história de quando Mediolanum era a capital do Império Romano do Ocidente (286 a 402 d.C.).

O percurso pela Milão românica começa na via San Giovanni sul Muro, onde ficavam as antigas muralhas da cidade e a Porta Vercellina, uma área, com quase 80 hectares, circundada por uma vala na qual afluíam as águas de Seveso.

Via Brisa

Via Brisa

Na via Brisa, entre a via Torino e a corso Magenta, estava o palácio do imperador Maximiano. O palácio, além de ser residência do imperador, funcionava como sede de representação imperial, dispondo de banheiros públicos e de um circo (equivalente a um hipódromo), onde o imperador fazia aparições solenes aos seus súditos. De toda essa estrutura, sobrou muito pouco, apenas as ruínas de um edifício de representação imperial.

O circo românico, construído pelo imperador Maximiano no final do século III d.C. e demolido, provavelmente, no século XII d.C., ficava entre a via Circo e a via Vigna.

No jardim do Museo Archeologico, foram conservadas uma parte das muralhas maximianas e a torre de Ansperto.

Entre a Piazza degli Affari e a via San Vittore, encontram-se as ruínas do teatro românico (século I a.C.), palco de representações teatrais, jogos, reuniões e festas até final do século XII.

No número 2 da via Morgi, restos de um pavimento testemunham a presença de uma antiga domus (residência urbana de famílias abastadas).

No largo Carrobbio, a torre dei malsani foi o que restou da Porta Ticinensis, que fazia parte das muralhas que protegiam a cidade no século I a.C..

Na Porta Ticinese estão as colunas de San Lorenzo (século V d.C.), a basílica de San Lorenzo Maggiore (século IV e V d.C.) e o pórtico da capela de Sant’Aquilino (século I d.C.).

Para terminar o passeio, no número 13 da via De Amicis, ainda podem ser vistas algumas ruínas do anfiteatro romano no Parque Arqueológico.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *