O bairro dos canais Navigli

Navigli – o bairro dos canais em Milão
by · 05/03/2015

Os-10-principais-pontos-turísticos-de-Milão-o-Bairro-Navigli

Alzaia Naviglio Grande

O bairro Navigli é a área do cais próximo à praça XXIV di Maggio e às ruas que costeiam Naviglio Grande, que ligava Milão a Suíça, e Naviglio Pavese, que unia Milão a Pavia. Esses canais eram utilizados para o transporte de pessoas e mercadorias e para a irrigação.
No decorrer do século XX, com a difusão do trem e do metrô como meios de transporte, foram quase que completamente cobertos.

Alzaia Naviglio Pavese

Alzaia Naviglio Pavese

Hoje é, sem dúvida, um dos bairros mais divertidos de Milão. É alternativo, é descolado, é o bairro dos punks, dos góticos, dos gays e simpatizantes, das patricinhas e dos turistas. Todas as tribos são bem-vindas.

Um pouco de história: Naviglio Grande é o canal mais antigo de Milão, começou a ser construído no século XII e desenvolveu a agricultura, os transportes e o comércio. Foi utilizado no transporte de vinho, de produtos alimentícios, de carvão, de madeira e de mármore para a construção do Duomo di Milano. É um canal artificial, com quase 50 quilômetros de comprimento, que deriva do rio Ticino e termina na Porta Ticinese em Milão.
A construção do Naviglio Pavese remonta ao século XIV. Utilizado para a navegação comercial até o final do século passado, nasce em Milão e termina em Pavia após percorrer mais de 30 quilômetros.

Bairros de Milão Turismo em Milão O que ver em Milão Navigli MilãoDurante o dia, você pode visitar os mercadinhos, as galerias de arte, as lojas de artesanato, as livrarias, assim como admirar os prédios antigos, as pontes e os canais.
À noite, as luzes dos inúmeros bares e restaurantes são acesas, transformando-se num dos bairros mais movimentados da cidade.

Galerias de arte - Navigli

Galerias de arte – Navigli

A pedida de Navigli é o famoso aperitivo: você paga a bebida e pode comer à vontade. As ruas principais são Naviglio Grande e Naviglio Pavese, mas existem várias outras ruazinhas incríveis. O número 4 do Naviglio Grande abriga, durante o dia, uma galeria de artes alternativa, o espaço é muito bonito. Não deixe de conferir a Via Corsico, a Via Vigevano e a Piazza Sant’Eustorgio.

Blog de viagem de Milão Dicas de Milão Bairro Navigli em MilãoUm cantinho nostálgico que merece uma atenção especial é o Vicolo dei Lavandai (beco dos lavadeiros) em Naviglio Grande, perto da Porta Ticinese. O lugar leva o nome de uma antiga casa de lavagem de roupas que existiu ali até os anos 50. O interessante é que o beco é dedicado aos lavadeiros e não às lavadeiras, visto que no século XIX eram os homens os responsáveis pelo serviço de lavagem.

Beco dos lavadeiros

Beco dos lavadeiros

Informações úteis: a noite em Navigli é mais bacana na primavera, no verão e no outono. Muitas vezes, os canais estão vazios no inverno, no entanto, os bares e restaurantes dispõem de aquecimento nos ambientes internos e externos.
Meninas, esqueçam o salto alto! A maior parte do percurso é irregular, feito de blocos pequenos de pedra, com muitos desníveis no meio.
Leve repelente! Tem muito pernilongo em Navigli no final da primavera e durante o verão.

>>> Reserve o seu hotel em Milão bairro Navigli aqui.

O que fazer em Milão Navigli Milão à noite Blog de viagem de MilãoComo chegar: linha verde, estação P.ta Genova.

Aqui alguns artigos sobre o bairro Navigli de Milão

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Author: Simone Betoni

13 Comentários

  1. Elaine Azevedo disse:

    Simone, mesmo com a impressão negativa postada, minha irmã e eu resolvemos ir à Navigli. Foi durante o dia e numa segunda-feira, muito comércio fechado, mas mesmo assim adoramos. Deu para ver uma arquitetura diferente do centro. Comemos bem e mais barato.
    Fomos ao MUDEC numa exposição de Gustav Klimt, bárbara.
    Nunca tinha ouvido falar do bairro em informações turísticas.
    Amamos o passeio. Obrigada. Abraço.
    Elaine

  2. Luana disse:

    Poderia me descrever Navigli e Brera no inverno? Gostaria de fazer um curso em dezembro. Grata

  3. Gilberto disse:

    Olá!
    Estive hoje com minha esposa em
    Navigli, conforme sua dica para passear final de tarde , foi a maior furada , não valeu €6,00 que gastamos de metro : Ambiente das ruas e torno dos canais sujo , muito sujo , de lixo mesmo, e aquelas bancarelas de vendedores de bugigangas em praticamente toda extensão dos canais , enfim não recomendo, é muito feio e sem charme algum .

  4. Adriane disse:

    OI, Simone

    Estarei indo à Milão em fevereiro e descobri seu guia agora. Fantástico!
    Tenho uma dúvida: estaremos levando minha filha de 8 anos. Acho que Navigli não seria um lugar muito kid-friendly?
    Obrigada

    • Simone Betoni disse:

      Olá Adriane, durante o dia e no final da tarde sim, durante à noite não tem muitas crianças por ali, mas não vejo problema nenhum em levá-la para jantar com vocês ou fazer um aperitivo, alguns turistas e moradores do bairro levam, Navigli é muito tranquilo e bastante democrático, tem lugar pra todo mundo.
      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *