Museu de San Marco em Florença

by · 25/11/2015

O museu ocupa um amplo espaço do antigo convento de San Marco, fundado em 1436, que teve grande importância na vida social e religiosa de Florença, e foi palco dos principais episódios da vida do controverso Girolamo Savonarola.
O que fazer em Florença Museus em Florença Os destaques são os afrescos de Fra Angelico, um dos maiores pintores do Renascimento, e as obras de Fra Bartolomeo. O toque de magia fica por conta do percurso pelos quartos, praticamente intatos, onde os frades do convento de São Marco dormiam, e dos livros gigantes da biblioteca monumental, que remontam ao século XV, ou seja, livros que foram escritos antes mesmo de o Brasil ter sido descoberto.
Turismo em Florença O que fazer em Florença Museu de San Marco Florença Turismo em Florença

O cenáculo de Ghirlandaio
A última ceia de São Marco (1486) foi a última da série dos três cenáculos pintados por Ghirlandaio.
Arte museus e cutura em Florença A última ceia Ghirlandaio Mas afinal, o que é um cenáculo?
Em Milão, uma das principais atrações turísticas é A última ceia de Leonardo da Vinci, o famoso cenáculo de Da Vinci. Em Florença, também há uma dezena de cenáculos… Mas o cenáculo oficial não fica em Milão?

Sim, em Milão e em Florença. Na verdade, cenáculo é a sala onde Jesus fez a última refeição com os apóstolos, e Leonardo não foi o único artista a imortalizar esse momento.
O grande lance do cenáculo de Da Vinci é que ele representa o momento em que Jesus anuncia que será traído por um dos apóstolos, ao contrário dos cenáculos florentinos de Ghirlandaio e Andrea del Castagno que retratam o momento seguinte, o da identificação de Judas como traidor.

A história de Savonarola
Gerolamo Savonarola, intelectual e contrário ao ideário renascentista, nasceu em Ferrara no dia 21 de setembro de 1452.
Em 1475, foi acolhido pelo convento dominicano de São Marco e seis anos mais tarde começou não só a pregar a palavra de Deus em Florença, como também a vociferar contra a vida pagã, a imoralidade e a corrupção, sobretudo na corte dos Médici, com o objetivo de salvar as almas perdidas, combater as fraquezas humanas e resgatar o sentido da fé católica.
Museus em Florença o que fazer em 2 dias em FlorençaCom a morte de Lourenço de Médici em 1492, Savonarola instigou uma revolta que resultou na expulsão da cidade do sucessor dos Médici, Pedro II, em 1494, e na sua ascensão ao poder.
Na condição de prior, implementou um novo regimento no convento de São Marco, obrigando os frades a viverem sem luxos, propriedades ou ostentações. No comando de Florença, organizou uma república cristã e religiosa, proibindo festas, jogatinas, bebidas, e estimulando a destruição de livros e obras de arte.
Museus e Igrejas em Florença o que fazer e o que ver no O rigor radical de Savonarola transformou-se em lei e a famosa fogueira das vaidades (qualquer objeto considerado pecaminoso ou que fomentasse a vaidade deveria ser destruído) foi colocada em prática em fevereiro de 1497, quando cartas de jogos, dados, livros, roupas luxuosas, espelhos, joias, instrumentos musicais, cosméticos e quadros, inclusive de Botticelli, foram queimados em praça pública no centro de Florença.
Com a popularidade em alta e as missas cada vez mais cheias de novos fiéis e adoradores, Savonarola começou a atacar as tradicionais famílias abastadas de Florença e a manter conversas com Deus.
Em pouco tempo, os discursos de Savonarola chegaram aos ouvidos do papa Alexandre VI. Em 1498, Savonarola foi excomungado, enforcado e queimado.
Museus em Florença o que fazer em 2 dias em Florença

Os quartos dos frades dominicanos
Os quartos dos frades dominicanos, minúsculos e desprovidos de qualquer tipo de luxo, parecem ter conservado a atmosfera da época.
O corredor que dá acesso aos quartos é longo e silencioso, são mais de 30 pequenos quartos com afrescos.
A escrivaninha, a capa, um crucifixo e alguns objetos de Savonarola estão expostos.
O que ver em Florença Museus e arte

Os livros antigos
Os livros, escritos na primeira metade do século XV, enormes e extremamente bem ilustrados, ficam na biblioteca monumental.
Pontos de interesse em Florença Dicas de turismo em Florença

Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8:15 min. às 13:50 minutos, aos sábados e domingos das 8:15 min. às 16:50 minutos.
Fecha no primeiro, terceiro e quinto domingo do mês, na segunda e na quarta segunda-feira do mês, no dia 25 de dezembro, no dia 1º de janeiro e no dia 1º de maio.
Preço do bilhete: €4.
Endereço: praça San Marco.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Florença, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *