Lamentação sobre o Cristo morto de Andrea Mantegna

by · 08/06/2016

A Lamentação sobre o Cristo morto é uma das pinturas mais bonitas e mais famosas da pinacoteca de Brera e retrata o corpo morto de Jesus deitado sobre a Pedra da Unção.

A representação inovadora do corpo de Cristo no sepulcro é um caso único na pintura renascentista: os pés de Jesus em primeiro plano mostram, de maneira evidente, as chagas devido à crucificação.

O corpo de Jesus, coberto de unguento, jaz sobre a Pedra da Unção, na qual foi deposto da cruz.

À esquerda do corpo, foram representados Nossa Senhora, estranhamente muito mais velha, São João e uma terceira pessoa que poderia ser Maria Madalena.

O quadro foi encontrado no atelier de Mantegna após a sua morte. Provavelmente, tenha sido feito para a devoção do pintor.
dicas de Turismo em Milão Cristo Morto Mantegna Pinacoteca de BreraO autor: Andrea Mantegna nasceu em Pádua em 1431, onde iniciou a sua formação artística com o mestre Francesco Squarcione, desenvolvendo uma linguagem autônoma baseada no estilo toscano de Donatello, Andrea del Castagno, Filippo Lippi e Paolo Uccello.

As principais obras desse período são: San Marco e Orazione nell’orto.

Em 1460, a convite de Ludovico Gonzaga, transferiu-se a Mântua e tornou-se pintor da corte.

A grande obra-prima de Mantegna em Mântua é o famoso quarto dos noivos, uma série de afrescos que celebra a dinastia Gonzaga.

Os últimos trabalhos do pintor foram São Sebastião e Batizado de Cristo.
Bate e volta de Milão a Mântua Itália em 2 dias

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

4 Comentários

  1. Phillipe disse:

    Olá Simone! Essa tela é muito emocionante, indescritível e impactante. Uma dúvida: Mantegna é pronunciado como Mântenha ou Mantênha? P.S. Adorei a foto da brioche de creme do outro post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *