Gastronomia na Itália: os pratos típicos de Milão

by · 30/08/2015

Assim como os italianos pensam que o Brasil é feito só de samba, feijoada e caipirinha, nós brasileiros, achamos que na Itália só rola pizza e massa, mas não é bem assim. No Brasil, cada região tem uma gastronomia característica, na Itália também.
Turismo em Sorrento Restaurantes Terrazza BosquetA verdade é que a massa reina por aqui da mesma forma que o arroz reina no Brasil, já a pizza é típica de Nápoles. Em Milão, para se comer uma boa pizza, o negócio é recorrer às pizzarias napolitanas, os pratos típicos daqui são o risotto, a cotoletta, o ossobuco, o minestrone, a cassoeula e o panettone.

Ao contrário da cidade, os pratos tradicionais milaneses não são propriamente sofisticados, são comuns e substanciosos, criados para fornecer uma boa quantidade de calorias para os trabalhadores braçais e esquentar o corpo nos dias de frio.

Hoje, o conceito de gastronomia está mudando – o clima já não é o mesmo, a maior parte dos empregos não exige esforço físico, a preocupação com a saúde e a balança aumentaram e a cidade virou referência de moda e luxo – e o que não faltam por aqui são excelentes opções de restaurantes modernos e inovadores com releituras dos pratos tradicionais e criações incríveis, além dos inúmeros restaurantes étnicos.
Costa Sorrentina dicas de Sorrento Restaurante uma estrela Michelin em SorrentoPara uma imersão na gastronomia milanesa, aí vai uma breve apresentação dos principais pratos típicos da cidade.

Risotto alla milanese: o segredo do risoto está na simplicidade dos ingredientes, que combinados, transformam-se em uma harmonia de sabores.
A cebola é dourada em azeite e manteiga, o arroz é queimado ligeiramente no vinho branco e cozido al dente no caldo de carne. O toque final fica por conta do açafrão e do queijo parmesão.Gastronomia na Itália os Pratos típicosOssobuco: o nome deriva do dialeto ossbus, que significa osso furado e indica o corte de carne utilizado, a carne macia ao redor da canela do boi e o tutano, temperados com alho, salsinha e raspas de limão.
Pratos típicos de Milão Comida italiana Cotoletta alla milanese: lembra o nosso bife à milanesa (ovo + farinha de rosca), mas é muito melhor. Em Milão, você encontrará a cotoletta tanto de porco quanto de vitelo, as duas versões são deliciosas. Para os puristas, a regra geral é de que só as seis primeiras costelas do lombo do vitelo de leite são adequadas para a preparação do prato, visto que não são nem gordas, nem magras demais, além disso, cotoletta que se preze tem que ter osso.
Gastronomia na Itália Comidas típicas de Milão Culinária italiana Blog de viagemMondeghili: são as almôndegas milanesas feitas com carne bovina, linguiça e salame (ou mortadela) moídos, pão, ovo e especiarias, uma pequena maravilha.
Pratos Tipíco de Milão Itália MondeghiliMinestrone alla milanese: a sopa de legumes é feita com diversos tipos de legumes cortados em quadradinhos pequenos.
Não se sabe precisamente quais eram os ingredientes da receita original do minestrone alle milanese, uma vez que, antigamente, os legumes disponíveis eram estritamente sazonais e, em função disso, mudavam de acordo com a época do ano.
Gastronomia na Itália Pratos típicos de MilãoCassoeula: à base de carne de porco e repolho, é o prato que mais bem representa a gastronomia milanesa.
A Gastronomia italiana Os Pratos típicos de Milão Panettone: esqueça os panetones que você já comeu no Brasil, a origem do panetone é milanesa e os panetones de Milão, feitos com frutas cristalizadas, são simplesmente divinos. Não deixe de experimentar.

Natal em Milão Comidas típicas de Milão O que fazer no Natal em Milão

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

8 Comentários

  1. Chefe fabeco disse:

    Top

  2. 21/10/2017 Meu name e Roberto Popper moro no Parana Cidade de Londrina City.OK? Eu queria saber qual a fruta que tem em Milao na Italia? Voces sabem? Entao me telefonam no meu celular.OK? 43-9645-4870. Esse e o meu numero. Ai eu atendo. Joia? Quinta feira ja vou para Sao Paulo. Nos vamos embarcar no Aeroporto de Guarulhos iremos pela Companhia Air Europa. Voaremos ate Madrid e de la para Milao Italia. Por em quanto e so. Lembrancas e Abracos do amigo Roberto Popper.

  3. Marciana disse:

    Estou indo para Milão para esta realizando um sonho que é curso de comida italiana, já trabalho com comida italiana mais sei que preciso me aprimora mais sempre mais.

  4. Phillipe disse:

    Que maravilha! Preciso provar pelo menos esse autêntico risotto! Onde você aconselha a provar o Cotoletta alle milanese? Obrigado!

    • Simone Betoni disse:

      Olá Phillipe, eu gosto muito da cotoletta da Osteria Brunello (mais econômica), que fica na Corso Garibaldi, 117 e da Trattoria del nuovo Macello, que fica na via C. Lombroso, 20.
      Abraço,

  1. 06/11/2017

    […] delicioso feito com castanhas cozidas e açúcar. Nos restaurantes, a pedida são as polentas, o ossobuco e a cassoeula acompanhados de um bom vinho tinto.Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *