Curiosidades linguísticas: o tchau italiano

by · 09/06/2014

o tchau italianoO primeiro contato que eu tive com a língua italiana foi quando eu vivia em Natal: conheci uma italiana que estava morando no Brasil há pouco mais de 1 mês.

Numa das primeiras vezes que fomos almoçar juntas, ela chegou ao restaurante, cumprimentou alguns amigos e depois dirigiu-se a mim com um “tchau”.

Oxe, ela tinha acabado de chegar e já estava se despedindo? Será que havia mudado de ideia, que resolvera almoçar com os outros amigos que estavam no restaurante?

A minha primeira pergunta foi se ela estava indo embora, aí foi ela quem não entendeu: – Como indo embora? Acabei de chegar! Nós não tínhamos combinado de almoçar juntas? E eu: – Sim, então por que você me deu tchau? E ela: – Porque estava te cumprimentando, ué!

Mistério resolvido: o ciao italiano, pronunciado da mesma forma que o nosso tchau, não é usado só quando nos despedimos, o ciao funciona tanto como “oi”, quanto como “tchau”.

Lição aprendida, desembarquei na Itália e… ciao para os comissários de bordo no avião, ciao para pedir informações no aeroporto, ciao para desconhecidos e pessoas mais velhas, certo? Errado! O ciao é uma forma de saudação informal, é utilizado com os amigos, com as pessoas que você conhece, para pedir informações usa-se buongiorno/buonasera (buondjorno) e arrivederci (arrivedertchi, até logo).

Outro detalhe: buongiorno significa bom-dia e é utilizado até o final do dia, buonasera é boa-tarde, mas só é usado quando começa a ficar escuro. O buonanotte (boa-noite) é dito antes de ir dormir ou quando você se despende de alguém muito tarde, ou seja, existe uma presunção de que as pessoas irão dormir logo em seguida.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

1 Comentário

  1. 02/06/2015

    […] Curiosidades linguísticas: o tchau italiano em O guia de Milão. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *