A cultura italiana dos beijos entre homens e do aperto de mãos entre as mulheres

by · 04/07/2014

Este é um tópico que desperta a curiosidade de muita gente: é verdade que os homens italianos cumprimentam-se com beijos no rosto?

Sim, é verdade, os italianos sempre dão 2 beijinhos no rosto quando cumprimentam os amigos, mas a história para por aí, se for uma pessoa desconhecida, ou um amigo do amigo, ou em um ambiente mais formal, rola só um aperto de mãos.

Eu demorei um tempo para assimilar isso…

No Brasil, quando uma amiga ou um amigo ou o namorado me apresentava a alguém, eu dava 2 beijinhos, ou seja, se era íntimo deles, de certa forma, essa pessoa já pertencia ao grupo.

Assim como no Brasil existem pequenas implicâncias entre o sul e o nordeste, aqui na Itália também há uma certa picuinha entre o norte e o sul.

Ao contrário do que ocorre no Brasil, o norte da Itália é mais rico e desenvolvido. Faz fronteira com a Suíça, a Eslovênia, a Áustria e a França, tem um clima mais frio e foi governada pelos espanhóis, austríacos e franceses por muitos séculos, ou seja, para os italianos do sul, eles são praticamente nórdicos, não são tão latinos quanto eles que, embora sejam os primos pobres, são os mais divertidos, os mais simpáticos, os mais extrovertidos, os detentores da verdadeira culinária italiana, do clima tropical e das belas praias.

O que os italianos do sul dizem é verdade?

Cultura italianaNão tem como negar a simpatia e a expansividade dos sulistas, nem a receptividade fora de série dos terrone, no entanto, quando o Carmine ou os amigos sulistas apresentavam-me a alguém também do sul, eles estendiam a mão para cumprimentar. Quando eram homens, eu não achava estranho, mas até mulher? Juro que eu não me lembro quando foi a última vez, se é que houve, que eu cumprimentei uma mulher com um aperto de mãos!

Agora, depois de um ano e meio, eu já me acostumei. Mas fica a pergunta: afinal, o que é mais estranho, homens cumprimentando-se com beijinhos no rosto, mulheres apertando as mãos ou as peruas dando beijos estúpidos no ar para não borrar o reboco da cara?

Sem falar que no Brasil, a última moda é beijinho no ombro, e por aí vai…

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *