Como, Bellagio e Varenna no lago de Como

by · 13/11/2014

Quando eu comecei a namorar o Carmine, no começo de 2011, depois de algumas vindas a Milão, uma amiga minha perguntou-me se o Carmine já havia me levado ao lago de Como.
Resposta: não. Reação: liguei para o Carmine e perguntei por que ele ainda não havia me levado ao lago de Como?!
Réplica: a próxima vez que você vier a Milão, levar-te-ei ao lago de Como, linda.
E a promessa foi cumprida. Detalhe: no final de novembro de 2011, depois de uma semana fantástica nas Maldivas.
Não sei se foi por causa do frio ou por causa da visão ainda ofuscada pelas Maldivas, mas eu achei Como muito bonita, mas não deslumbrante.
Eu vim morar em Milão no começo de 2013 e em junho, uma amiga minha de Lisboa veio me visitar. Pedido: visitar o lago de Como.
O pedido foi atendido e o dia em Como foi incrível: caminhamos pela cidade, fizemos um passeio de barco e desbravamos, aleatoriamente, algumas cidadezinhas ao redor do lago e confesso que fiquei com aquele gostinho de quero mais.
No começo deste ano, eu virei blogueira e trabalho de blogueiro engloba não só conhecer a cidade, como também estudar e pesquisar acerca dos lugares a serem visitados.
Pesquisa feita, voltamos ao lago de Como em agosto deste ano.
Objetivos: visitar os principais pontos turísticos da cidade de Como e conhecer Bellagio e Varenna.
Dá para fazer tudo em 1 dia? Dá, mas é bom acordar cedo, o cenário é deslumbrante.

A cidade de Como
Passear pela cidade de Como, já é, por si só, encantador: os restaurantes, as vielas, as igrejas, as lojas, enfim, o cenário enche os olhos. E o percurso à beira do lago, em busca de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, é inesquecível.

>>> Reserve o seu hotel no Lago de Como aqui

Ruas de Como

Próxima parada: Bellagio
Nós estávamos de carro e decidimos seguir para Bellagio pela estrada. (Se você decidir alugar um carro, não deixe de conferir o artigo sobre aluguel de carros.)
De Como a Bellagio são apenas 30 quilômetros, com vista para o lago e muitas curvas, em torno de 45 minutos de viagem, e dá vontade de parar em muitas cidadezinhas no meio do caminho, mas mantivemos o foco: Bellagio.
Passamos pela Villa Serbelloni, mas não paramos, tiramos uma foto bem de longe, estacionamos o carro perto do hotel La Pergola e entramos na primeira escadaria que apareceu na nossa frente. Alguns dizem que é o caminho mais bonito para o centro, e eu, sinceramente, não duvido.
Num dos becos que nós entramos, o cenário era esse:

Bellagio lago de Como

Do outro lado:

Bellagio no lago de Como

Epa, é o restaurante do hotel La Pergola, vamos voltar e almoçar, afinal, já são 14:30 minutos. E lá fomos, felizes, escadaria acima. O restaurante fecha às 14:00 horas. E lá voltamos, cheios de fome, escadaria abaixo.
Muitos degraus depois, chegamos ao centro de Bellagio.

A bela Bellagio no lago de Como

Opções de restaurantes é o que não falta em Bellagio, entre no que você achar mais bonito e desfrute da paisagem e da gastronomia local.
Comidas típicas: toc (polenta com queijo e manteiga) e mataloc (pão recheado com frutos secos e frutas desidratadas).

Mataloc

De barriga cheia e na corrida contra o relógio: caminhada à beira do lago até a Villa Melzi.
passeio-turistico-em-Bellagio-dicas-do-lago-de-como-turismo-em-Milão
A Villa Melzi abriga um imponente palácio em estilo neoclássico, uma pequena capela, um museu histórico e um magnífico jardim que se estende ao longo do lago de Como.

Villa Melzi em Bellagio

Para visitar a Villa Melzi, aberta diariamente do dia 29 de março ao dia 30 de outubro das 9:30 minutos às 18:30 minutos, é necessário adquirir um bilhete no valor de €6,50.
A vontade de ficar em Bellagio era grande, mas ainda tínhamos Varenna pela frente.
De Bellagio a Varenna de barco são menos de 20 minutos e o bilhete de ida e volta custa €9,20. Sim, ida e volta porque o nosso carro estava estacionado em Bellagio.

Última etapa: Varenna
A primeira impressão de Varenna, ainda no barco:

A romântica Varenna no lago de Como

Chegamos em Varenna e entramos na segunda sorveteria que vimos (a primeira estava lotada) para decidirmos entre o Castelo de Vezio e a Villa Monastero.

A caminho do castelo de Vezio

Prepare-se para uma longa e íngreme caminhada, com direito a muitos degraus, até o castelo de Vezio.
o-que-ver-em-Varenna-castelo-de-Vezio-no-lago-di-como-Milão
E, finalmente, o castelo.

Castelo de Vezio Varenna

A subida é cansativa, mas vale a pena.
O castelo funciona de março a outubro, a entrada custa €4 e o horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano.
Não tivemos tempo para visitar a Villa Monastero, fica para uma próxima vez.
Sem dúvida nenhuma, foi um dos passeios mais bonitos que nós já fizemos na Lombardia.

>>> Reserve o seu hotel no Lago de Como aqui

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Como, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.

Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *