Carnaval em Milão

by · 01/02/2015

O carnaval em Milão é bem diferente do carnaval brasileiro. Se você está à espera de música, calor, álcool e pegação, é melhor ir a Salvador primeiro e deixar para vir pra cá depois da quarta-feira de cinzas: o carnaval milanês só termina no domingo.

Foto: intelligonews.it

Foto: intelligonews.it

Por que o carnaval em Milão termina 4 dias depois do carnaval romano?

Reza a lenda que Santo Ambrogio, bispo da antiga Mediolanum, pediu aos cidadãos milaneses que o esperassem voltar de uma peregrinação para que ele pudesse dar início às cerimônias eclesiásticas da Quaresma.
A festa foi prorrogada até a chegada do bispo e, desde então, o carnaval celebrado em Milão é o Ambrosiano, que só começa depois da quarta-feira de cinzas.

Meneghino, a fantasia típica do carnaval Ambrosiano
Meneghino turismo na Itália o carnaval em Milão
Assim como muitas cidades italianas, Milão também tem sua fantasia típica de carnaval, a de Meneghino, um empregado bom e espirituoso, que zombava dos defeitos dos nobres.
Meneghino, seria o diminutivo de Domenico, visto que os nobres decadentes só podiam contratar os serviços do servo uma vez por semana, mais precisamente aos domingos, para acompanhá-los nos passeios pela cidade e abrir-lhes a porta das carruagens.

Chiacchiere e tortelli, os doces típicos do carnaval milanês

Os chiacchiere (conversas, fofocas) são os doces mais populares da região lombarda, são feitos com farinha, açúcar, manteiga, ovo e vinho e podem ser fritos ou assados no forno.
Gastronomia italiana doces típicos do carnaval chiacchiereOs tortelli são feitos com a mesma massa, no entanto, são fritos e recheados com creme, chantilly ou chocolate.
Doces típicos de Milão Tortelli Carnaval em MilãoAfinal, como e quando é o carnaval em Milão?

As comemorações de carnaval em Milão começam na quarta-feira de cinzas e terminam no domingo. No sábado, ocorre o desfile dos carros alegóricos.
O carnaval Ambrosiano é muito diferente do carnaval brasileiro, aqui o foco são as famílias, que saem pelas ruas fantasiadas e munidas de confetes, serpentinas e espumas para ver o desfile dos carros alegóricos na praça do Duomo e os espetáculos de dança, música e teatro espalhados pelo centro da cidade.
Para os baladeiros de plantão, o lance são as festas que rolam nos bares e nas discotecas.
Carnaval de Milão Turismo em Milão Carnaval em Milão O que fazer em Milão*Este artigo faz parte da blogagem coletiva sobre o Carnaval na Itália com os blogs Descobrindo a Sicília, Passeios na Toscana e Viagem na Itália:

http://descobrindoasicilia.com/2015/02/carnaval-na-sicilia-acireale/
http://passeiosnatoscana.com/2015/02/01/o-carnaval-na-toscana/
http://www.viagemitalia.com/2014/02/mascaras-italianas-de-carnaval.html

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

5 Comentários

  1. 01/02/2015

    […] O Guia de Milão – O Carnaval em Milão […]

  2. 01/02/2015

    […] Pingback: Carnaval em Milão – O Guia de Milão() […]

  3. 05/02/2015

    […] faz mais de 2 semanas que estou à procura dos eventos do carnaval em Milão e ainda não encontrei nada. Como eu só estive uma vez no carnaval milanês e ainda por cima no […]

  4. 25/02/2015

    […] deixem anotado na agenda: o carnaval em Milão só começa na quarta-feira de cinzas, ou seja, dá para conferir o carnaval de Veneza e depois […]

  5. 13/02/2017

    […] O Guia de Milão – Carnaval em Milão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *