Arte Contemporânea em Milão

by · 04/06/2014

Eu sei que vocês não vão acreditar, mas a verdade é que eu fui à Piazza degli affari para conferir o prédio da bolsa de valores de Milão, mas acabei desviando o foco quando vi uma estátua enorme de uma mão com o dedo médio levantado, afinal o gesto é universal ou não é?

Monumentos em Milão Arte em Milão O dedo médio de Cattelan

L.O.V.E.

Numa das primeiras vezes que eu estava dirigindo em Milão, a caminho do aeroporto, havia uma fila enorme de caminhões na pista da esquerda, e eu tentando (sem sucesso) entrar na autoestrada num daqueles típicos dias que nenhum caminhoneiro te deixa passar. Depois de uns 5 minutos, quando surgiu um espaço mínimo, entrei no meio deles. Ouvi uma buzinada daquelas! Levei um baita susto e fiquei p. da vida. A minha reação foi levantar apenas o dedo médio e seguir caminho. Passados uns 10 minutos, eu já tinha esquecido completamente o episódio, quando ouço buzinarem de novo. Olhei para o lado e era o caminhoneiro a quem eu havia endereçado o meu dedo de descontentamento. Não vou descrever todos os gestos que ele fez porque não vem ao caso, nem vou traduzir tudo o que ele falou porque fazia menos de 1 mês que eu estava na Itália, ou seja, não entendi tudo, mas percebi, claramente, que ele não tinha ficado nada satisfeito com o sinal.
Conclusão: se você é uma pessoa comum, sim, o gesto é feio e indelicado, se você é artista, o gesto é uma obra de arte.

Os-principais-palácios-de-Milão-Turismo-na-Itália-Palácio-Mezzanotte-em-Milão

Um pouco de história: o famoso dedo médio levantado na praça degli affari é conhecido como L.O.V.E., acrônimo de liberdade, ódio, vingança e eternidade.
Segundo o historiador e crítico de arte Stefano Chiodi, o monumento representa uma saudação fascista, superficialmente dirigida ao local das finanças e, definitivamente, um gesto político de irreverência ao símbolo do fascismo de Mezzanotte: o Palazzo Mezzanotte.
A escultura de Maurizio Cattelan foi inaugurada no dia 24 de setembro de 2010 com prazo de validade de 2 semanas, que foi prolongado até o dia 24 de outubro em função da mostra do artista no palácio real, prorrogado para o final de janeiro de 2011 e procrastinado para setembro de 2011. Em outubro de 2012 foi adquirida pelo Município de Milão e deverá permanecer na cidade pelos próximos 40 anos.

Endereço: Piazza degli Affari, 6
Metrô: linhas amarela e vermelha, estação Duomo.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

1 Comentário

  1. 06/03/2015

    […] o símbolo arquitetônico do fascismo de Paolo Mezzanotte, divide as atenções com a irreverente escultura de Maurizio Cattelan na praça dos negócios (piazza degli affari). Entrando na corso Magenta, no número 15, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *