A torre Velasca em Milão

by · 03/02/2016

A torre Velasca, símbolo do movimento modernista, representa o período pós-guerra de grande efervescência urbanística em Milão e a história de quatro amigos italianos, formados no Politecnico di Milano (universidade de engenharia, arquitetura e design), que realizaram o sonho de um projeto de arquitetura moderna.
Os primeiros esboços (1950-1951), de uma estrutura em ferro e vidro, foram descartados devido ao custo elevado e à preocupação com a disponibilidade da indústria siderúrgica italiana de fornecer materiais de qualidade para a construção do edifício.
História da arquitetura em MilãoO projeto definitivo ficou pronto em 1955, foi executado em 292 dias (1956-1957) e levou a assinatura do Studio BBPR dos amigos Luigi Banfi, Lodovico Barbiano di Belgiojoso, Enrico Peressutti e Ernesto Nathan Rogers.
A torre tem 87,5 metros de altura e 28 andares distribuídos em:

  • dois subsolos – garagem para 400 carros;
  • térreo – lojas;
  • 1º andar – exposições;
  • 2º ao 10º andar – escritórios;
  • 11º ao 17º – escritórios com casa;
  • 18º – área de serviço e de manutenção;
  • 19º ao 25º – apartamentos residenciais de 40 a 110 metros quadrados.

O edifício foi inspirado nas tradicionais torres renascentistas. A fundação engloba todo o segundo piso subterrâneo e foi feita de cimento armado, um dos materiais mais revolucionários da arquitetura do século XX.
O suporte da parte superior da torre foi orgulhosamente exposto como testemunho das novas tendências estéticas e tecnológicas.
Os pilares da fachada serviram para deixar o prédio mais ordenado e simétrico, visto que as janelas foram posicionadas de modo irregular.
Arquitetura em MilãoA entrada, as salas, os quartos e as cozinhas foram equipados com armários e acessórios como lustres, maçanetas, interruptores de luz e da campainha projetados pelo Studio BBPR.
Edifício Torre de MilãoA torre Velasca fica no centro histórico, a estação do metrô é a Missori.
Os-principais-palácios-de-Milão-Turismo-na-Itália-Torre-Velasca-de-MilãoAinda sem hotel? Faça a sua reserva para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.


Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *