A certosa de San Martino em Nápoles

by · 19/02/2016

A certosa de San Martino é um dos maiores complexos monumentais de Nápoles e é um dos mais belos exemplos da arte e da arquitetura barroca da cidade.
O que fazer em NápolesDicas de Nápoles Itália O complexo fica na colina de Vomero, ao lado do castelo Sant’Elmo, e engloba o jardim das mulheres, um pátio monumental, o claustro dos procuradores, uma igreja, um refeitório, um presépio, uma seção de carroças, uma seção de barcos, o quarto do prior, uma farmácia e um museu.
Blog de viagem de Nápoles Itália O que fazer em Nápoles ItáliaEu fui visitar o museu no final da tarde, estava escuro e algumas alas já estavam fechadas, mas tive a sorte de ter sido acompanhada por um guia (voluntário) que trabalhava ali e confesso que fiquei boquiaberta com a magnitude e a beleza da igreja.
 O que fazer em Nápoles ItáliaUm pouco de história: o mosteiro de San Martino (ordem dos Cartuxos) foi projetado pelo escultor Tino di Camaino, responsável por algumas esculturas do duomo de Siena, e foi inaugurado em 1368, durante o governo da rainha Joana I.

O edifício foi ampliado no final do século XVI, quando o estilo gótico deu lugar ao barroco, e começou a ser redecorado no começo do século XVII, sob o comando do arquiteto Cosimo Fanzago.

Durante a revolução de 1799, o complexo foi ocupado pelos franceses. Quando os últimos monges abandonaram a certosa em 1812, foi ocupada pelos militares. Em 1836, um grupo de monges voltou a estabelecer-se em San Martino. Em 1866, tornou-se propriedade do Estado.

A igreja

A igreja, com uma nave central e seis capelas laterais cobertas de afrescos, é uma espécie de museu da pintura e da escultura napolitana dos séculos XVI ao XVIII, na minha opinião, é a grande obra-prima da certosa de San Martino.
Igreja de Nápoles na ItáliaAs melhores igrejas de Nápoles ItáliaAs principais igrejas de Nápoles na ItáliaComo se não bastasse a igreja lindíssima, atrás do altar-mor estão o presbitério, a abside, o coro, a sala do capitólio, a sacristia monumental, as capelas do Tesouro e de Madalena, que também são deslumbrantes.
Igreja em Nápoles ItáliaA área do presbitério é precedida por um balaústre de mármore, pedras preciosas e bronze feito em 1761. O altar-mor foi feito em madeira em 1705 com pinturas que imitam o mármore. Os belos afrescos do coro são obras de grandes artistas do século XVII como Guido Reni, Massimo Stanzione, Jusepe de Ribera e Battistello Caracciolo. Os armários em nogueira da sacristia monumental foram feitos por artistas napolitanos e flamengos entre os anos de 1587 a 1600. Na capela do tesouro, encontram-se obras-primas como a Pietà de Ribera (1637) e o Trionfo di Giuditta (1704) de Luca Giordano.
Pontos turísticos de Nápoles Itália Os principais pontos turísticos de Nápoles ItáliaNápoles Itália Arte e pinturas em Nápoles Guia de viagem de Nápoles na ItáliaO que fazer em Nápoles em um diao que ver em Nápoles ItáliaMuseus em Nápoles Itália Tudo sobre Nápoles na ItáliaIgrejas em Nápoles ItáliaOnde ir em Nápoles ItáliaTurismo em Nápoles ItáliaDicas de turismo em Nápoles A seção naval

Na seção naval, os dos destaques são o barco real com 24 remos, construído na primeira metade do século XVIII, decorado com esculturas de ouro que remonta à época de Carlos III da Espanha e o barco de 14 remos (1889) que pertencia ao rei Humberto I da Itália.
Museu de Nápoles Itália A seção das carroças

A carroça mais antiga da cidade, de madeira e pintada de dourada, começou a ser construída no final do século XVII e foi utilizada durante as cerimônias oficiais e como meio de transporte da elite de Nápoles até 1861.
Guia de viagem em Nápoles ItáliaO quarto do prior

O quarto do prior era o apartamento do líder espiritual da comunidade dos Cartuxos e abrange também a sala de reuniões, onde os hóspedes de maior importância eram recebidos.
 Arte e Cultura em Nápoles Arte e Museus de Nápoles Os pontos turísticos de Nápoles ItáliaPreço do bilhete: €6. O bilhete cumulativo para o Museu Pignatelli, o Museu Capodimonte, a Certosa di San Martino e o Castelo de Sant’Elmo custa €10 e é válido por 2 dias.
Horário de funcionamento: de quinta a terça-feira das 8:30 min. às 19:30 minutos.
Endereço: via largo San Martino, 5.
Metrô: linha amarela, estação Vanvitelli.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Nápoles, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *