A basílica de Santa Maria Novella em Florença

by · 01/11/2015

A basílica de Santa Maria Novella é uma das igrejas mais importantes de Florença. A bela praça em frente à basílica e a arquitetura do edifício é só o começo, a Santa Maria Novella abriga inúmeras obras-primas da pintura e da escultura florentina.
Turismo em Florença As principais igrejas de FlorençaPrincipais igrejas de FlorençaUm pouco de história: os frades dominicanos chegaram a Florença em 1219. Dois anos mais tarde, instalaram-se numa pequena igreja fora das muralhas da cidade, chamada Santa Maria delle Vigne, que pertencia ao clero do Duomo.

No dia 18 de outubro de 1279, durante a festa de São Lucas, a comunidade dominicana florentina iniciou os trabalhos para a construção de uma igreja maior.

A igreja e o convento adjacente ficaram prontos na metade do século XIV, no entanto, só foram, oficialmente, inaugurados em 1420 pelo papa Martinho V.

A porta principal, o entablamento e a fachada foram concluídos em 1470. Entre os anos de 1565 a 1571, a basílica sofreu algumas modificações, entre elas, a remoção do coro, a reconstrução dos altares laterais e o encurtamento das janelas góticas. Entre os anos de 1575 e 1577, foi construída a capela Gaddi.

A finalização definitiva da basílica ocorreu em 1920 e, embora o início das obras remonte ao século XIII, a fachada de mármore da Santa Maria Novella integra a lista das obras mais importantes do Renascimento florentino.

As obras-primas da Santa Maria Novella: o crucifixo pintado por Giotto, o crucifixo em madeira esculpido por Brunelleschi, o afresco da Trindade de Masaccio e a capela Tornabuoni, a capela maior da basílica.
Turismo em Florença GiottoO que fazer em Florença As Principais igrejas de FlorençaPontos turísticos de Florença Igreja de Santa Maria NovellaUm pouco de lenda: reza a lenda que o crucifixo esculpido por Brunelleschi foi uma resposta ao crucifixo de madeira feito por Donatello para a igreja Santa Croce em Florença, ao qual Brunelleschi havia feito duras críticas em relação ao naturalismo exacerbado e definido como um camponês na cruz, que não se assemelhava em nada a Jesus crucificado.
Desafiado por Donatello a fazer melhor, Brunelleschi esculpiu o crucifixo da basílica de Santa Maria Novella, provavelmente entre os anos de 1410 a 1415.
Ao que tudo indica, quando Donatello viu a obra pela primeira vez, ficou tão maravilhado que deixou cair uma bandeja de ovos que tinha em mãos e disse: A partir de agora, você está autorizado a fazer Cristos e eu, camponeses.
Principais pontos turísticos de Florença Principais igrejas de Florença Turismo em Florença Pontos turísticos de Florença Turismo em Florença As principais igrejas de FlorençaO que ver em FlorençaFlorença Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira nos meses de abril a setembro das 9:00 h. às 19:00 h., às sextas-feiras das 11:00 h. às 19:00 h., de outubro a março de segunda a quinta-feira das 9:00 h. às 17:30 min. e às sextas-feiras das 11:00 h. às 17:30 minutos.
Aos sábados de setembro a junho das 9:00 h. às 17:30 min., em julho e agosto das 9:00 h. às 18:30 minutos.
Aos domingos de setembro a junho das 13:00 h. às 17:30 min., em julho e agostos das 12:00 h. às 18:30 minutos.
Endereço: piazza Santa Maria Novella, 18.
Preço: €5.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Florença, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *