A basílica de Santa Croce em Florença

by · 22/11/2015

Conhecida como o Panteão dos italianos e intitulada como o Templo das glórias italianas pelo escritor Ugo Foscolo na obra Os sepulcros, a basílica de Santa Croce em Florença abriga as sepulturas de Michelangelo Buonarroti, Galileu Galilei, Nicolau Maquiavel, Dante Alighieri e Ugo Foscolo e algumas obras de arte de Giotto, Cimabue e Donatello.
O que ver em Florença Igrejas em Florença Os melhores passeios e pontos turísticos de FlorençaO que fazer em FlorençaUm pouco de história: a história da basílica de Santa Cruz começou, oficialmente, no dia 14 de setembro de 1228, quando o papa Gregorio IX tomou sob sua proteção os Frades Menores, também conhecidos como frades franciscanos, que oficiavam no pequeno oratório de Santa Croce.

Com a expansão da cidade e, consequentemente, das muralhas de proteção que passaram a englobar todo o bairro de Santa Croce em 1284, a basílica foi ampliada para poder acolher os fiéis, que já não cabiam no antigo oratório.

As obras tiveram início com a construção do transepto e das capelas laterais, patrocinadas pelas famílias (abastadas) Bardi, Peruzzi, Benci, Niccolini, Alberti, Castellani, Baroncelli e Spinelli. As capelas decoradas com afrescos de Giotto e dos seus discípulos conservam algumas das obras de arte mais significativas da pintura florentina do século XIV.
Pontos de interesse FlorençaCom o nascimento do principado de Médici no século XV, o interior da basílica de Santa Cruz foi transformado: alguns afrescos foram cobertos, o coro dos frades foi removido e os altares laterais (enriquecidos com pinturas de artistas como Bronzino, Santi di Tito, Vasari e Jacopo Ligozzi) foram construídos.
Roteiro de 2 Dias em Florença na ItáliaNo século XV, a basílica já abrigava as sepulturas de duas grandes figuras públicas florentinas: Leonardo Bruni e Carlo Marsuppini. No século XVI, tornou-se o Templo das glórias italianas com os monumentos fúnebres de Michelangelo e Maquiavel.
Igrejas em Florença o que fazer em 1 dia em FlorençaA basílica foi inaugurada no dia 3 de maio de 1863, mas a fachada só ficou pronta em 1865.

O que ver na basílica de Santa Cruz: o crucifixo de Cimabue na sacristia, A história da vida de São Francisco de Assis de Giotto na capela Bardi, A história da vida de São João Batista e São João Evangelista de Giotto na capela Peruzzi, A árvore da Cruz e A última ceia de Taddeo Gaddi, os monumentos fúnebres dedicados a Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel, Dante Alighieri e Ugo Foscolo, a capela Pazzi de Brunelleschi, A anunciação de Donatello, o crucifixo de madeira esculpido por Donatello e as capelas Baroncelli, Castellani, Maggiore e Bardi di Mangona.

Dicas de Florença Igreja e Arte

o crucifixo de Cimabue

passeios e pontos turísticos de Florença

A árvore da Cruz e A última ceia de Taddeo Gaddi

que fazer em 1 dia em Florença

A anunciação de Donatello e os monumentos fúnebres dedicados a Maquiavel e Dante Alighieri

Pontos turísticos de Florença

Turismo em Florença Itália

Crucifixo de madeira esculpido por Donatello

Curiosidades: os afrescos de Giotto na capela Bardi e Peruzzi foram cobertos com cal no século XVIII para dar espaço a monumentos fúnebres e lápides. As obras só foram redescobertas e restauradas na metade do século XIX.
Reza a lenda, que o crucifixo esculpido por Brunelleschi para a basílica de Santa Maria Novella em Florença foi uma resposta ao crucifixo de madeira feito por Donatello, definido por Brunelleschi, como um camponês na cruz.

dicas uteis para planejar sua viagem em Florença

Dicas de turismo em Florença

Os melhores passeios e pontos turísticos de Florença Pontos de interesse Florença Turismo em Florença Principais Igrejas de Florença dicas uteis para planejar sua viagem em Florença

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 9:30 minutos às 17:00 horas. Aos domingos e nos dias 6 de janeiro, 15 de agosto, 1º de novembro e 8 de dezembro das 14:00 às 17:00 horas.
Fecha nos dias 1º de janeiro, 13 de junho, 4 de outubro e 25 e 26 de dezembro.
Preço do bilhete: €6.
Endereço: piazza Santa Croce, 16.

Ainda sem hotel? Faça a sua reserva para Florença, para Milão ou qualquer outra cidade do mundo por aqui.
Se você fizer a reserva utilizando a caixa do Booking abaixo, nós ganhamos uma comissão, assim, além de você conseguir um hotel bacana, pagando menos, ainda dá uma força para recompensar o trabalho do blog sem pagar nada a mais por isso, aliás, quem reserva pelo Booking recebe desconto em cima do preço normal do hotel. Quanto antes você fizer a sua reserva, mais baixos serão os preços.



Booking.com

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *